LiteralMente Josiane

O LiteralMente é a reunião de amigos que, apesar de todas as diferenças (e olha que são muitas), encontraram algo em comum, a literatura.

Jornalistas e profissionais da comunicação, apaixonados pelos livros, dedicam um pouquinho do seu tempo livre em prol deste projeto, que literalmente, já modificou a vida de muita gente, inclusive a nossa. Conheça agora Quem orgulhosamente, garante o sucesso do LiteralMente,Uai! há mais de um ano!

Josiane Gonçalves é redatora e colunista. 

Quem é você?

Meu nome é Josiane, mas nem me reconheço assim, eu já nasci ‘Josi’. Tenho 27 anos e nasci no interior em uma cidade bem pequenininha. Sempre sonhei em ser jornalista e na primeira oportunidade que tive eu me mudei para BH para estudar. Me formei em jornalismo e atualmente eu sou assessora de comunicação de um entidade que assiste crianças e adolescentes com câncer. Graças a Deus tive a oportunidade de fazer parte do Literalmente, que eu amo demais e posso fazer aquilo que mais amo que é ler e falar sobre isso.

Como a literatura entrou em sua vida?

Essa é uma pergunta que eu não sei responder muito bem, pois para mim foi algo natural. Eu sempre vejo pessoas falando que não gostam de ler e eu me lembro que desde que li meu primeiro livro, eu já senti prazer com aquilo e passei a querer mais. Lembro que meu primeiro contato com uma biblioteca de verdade foi na quinta série e aquilo pra mim foi a coisa mais louca porque eu queria tudo que estava lá, eu queria ler o quanto eu conseguisse. Logicamente depois veio a saga Harry Potter que me introduziu de vez no mundo da literatura e daí em diante eu não parei mais de ler.

O que você faz no Literalmente?

Resenhas, contos, notícias, e tenho uma coluna sobre o universo do Terror, o TerrivelMente.

Qual seu texto (publicado no Lit) preferido?

Amo um texto que fiz sobre “A cor que Caiu do espaço”, do HP. Lovecraft
Adoro  também uma resenha sobre o livro O oceano no fim do caminho

Se pudesse escolher apenas um argumento para as pessoas lerem mais, qual seria?

A leitura e o estudo são as únicas coisas que mudam o destino de uma pessoa.

Quais suas metas de leitura para 2019?

Em 2019 eu quero conseguir ler pelo mesmo três livros por mês e ler alguns clássicos obrigatórios que ainda não li, como “Cem anos de solidão”, “Lolita”, “Ana Karienina”, entre muitos outros que já estão na minha lista. Eu também quero aumentar a carga de conteúdo que produzo para o Literalmente, Uai.

Livros que te marcaram em 2018, por que? 

Li alguns livros muito lindos, transformadores e surpreendentes este ano, como “O oceano no fim do caminho”, “Flores partidas”, “É assim que acaba” e “Entre quatro paredes”.

::Pingue-pongue::

  • Ler é…  

Viajar, aprender e evoluir.

  • Quem é seu autor (a) favorito?

Gillian Flynn

  • Cite um livro que te marcou:

Harry Potter

  • Qual livro você mais releu?  

Harry Potter

  • Nem li, nem lerei…

Comédia Divina

  • Um sonho literário:

Comprar todos os livros que eu quero e ler um por semana.

  • Seu personagem favorito:  

Emy Elliot de Garota Exemplar

  • Seu gênero favorito:

Terror/triller

  • Uma frase que te inspira:

“Pelas dificuldades alcançamos as estrelas”. Não sei muito bem a origem, uma vez meu professor de literatura na faculdade, citou essa frase e gostei bastante. Ela virou minha frase preferida.

Veja outros perfis aqui

Deixe o seu comentário

comentários

2 Replies to “LiteralMente Josiane”

Deixe seu comentário