LiteralMente Herlane
O LiteralMente é a reunião de amigos que, apesar de todas as diferenças (e olha que são muitas), encontraram algo em comum, a literatura.
Jornalistas e profissionais da comunicação, apaixonados pelos livros, dedicam um pouquinho do seu tempo livre em prol deste projeto, que literalmente, já modificou a vida de muita gente, inclusive a nossa. Conheça agora Quem orgulhosamente, garante o sucesso do LiteralMente,Uai! há mais de um ano!
Herlane é redatora e revisora do LiteralMente.
Quem é você?
Meu nome é Herlane Maciel Meira. Sou de Santa Luzia, Região Metropolitana de BH, onde nasci e moro até hoje. Tenho 30 anos. Meu hobbie preferido é assistir filmes e séries. Sou formada em jornalismo, e atualmente trabalho com assessoria de imprensa.
Como a literatura entrou na sua vida?
A literatura entrou na minha vida através dos quadrinhos. Os primeiros que eu li foram os gibis da turma da Mônica. Li alguns livros por obrigação na escola, como O Cortiço, de Aluísio Azevedo. Mas não me chamavam muito a atenção. Até que descobri as histórias nos livros, os dramas, romances, e fiquei apaixonada. Durante o ensino médio eu lia muito Stephen King: O Cemitério, Rose Madder. E, Harry Potter.
O que você faz no Literalmente?
Escrevo resenhas de livros, séries e faço revisão de textos.
Qual seu texto (publicado no Lit) preferido?
O primeiro que eu escrevi para o LiteralMente, o comparativo entre o filme e o livro “Um Pequeno Favor”.
Se pudesse escolher apenas um argumento para as pessoas lerem mais, qual seria?
Teletransporte. A leitura é capaz de te levar pra outro mundo. Se você está lendo uma história que realmente gosta, você entra naquele universo de corpo e alma.
Quais suas metas de leitura para 2019
Ler mais do que eu consegui ler em 2018. Tirar da minha lista de “livros pra ler” todos os clássicos que eu conseguir e também os vários livros-reportagem.
Livros que te marcaram em 2018.
Esse ano foi muito importante pra mim porque eu consegui trazer a literatura de volta para a minha rotina, com a ajuda de uma amiga especial. E ainda adquirir diversos livros que eu sempre quis ler e que são minha expectativa para fechar o ano com chave de ouro.
Experimentei também uma ressaca literária com O Acordo, da série Amores Improváveis, de Elle Kennedy. Talvez, por isso, foi o que me marcou mais esse ano. E era emprestado.
::Ping-Pong::
- Ler é…
Ter a oportunidade de viajar para diversos lugares, mesmo se mantendo onde está.
- Quem é seu autor (a) favorito?
Ainda não tenho um autor como favorito.
- Cite um livro que te marcou
O último que li (novembro/2018) Dumplin’, de Julie Murphy.
- Qual livro você mais releu?
A série Hush, hush, de Becca Fitzpatrick
- Nem li, nem lerei?
Ainda não tenho nenhum livro em que tomei ranço por completo.
- Um sonho literário
Sempre achei incrível as aulas de literatura que via nos filmes americanos, com diversos autores do mundo todo e debates sobre inúmeros livros. Deveria haver disciplinas como essas no Brasil. Seria um sonho a literatura ser parte da educação, desde a infantil até a graduação, como é nos filmes.
- Seu personagem favorito
Assim que me identifico com uma personagem, normalmente do gênero feminino, ela se torna minha favorita. Até a próxima história. Impossível escolher uma.
- Seu gênero favorito
Romance
- Uma frase que te inspira
“A minha musa inspiradora é o meu prazo de entrega” – Luiz Fernando Veríssimo
Veja outros perfis aqui.