Tudo Nela Brilha e Queima
Tudo Nela Brilha e Queima de Ryane Leão é uma daquelas obras que nos ajuda no processo de cura da alma.
Antes mesmo de ler é possível sentir tamanho impacto por meio da capa. Confesso que não comprei somente pela capa, mas também pelo título. O conjunto da obra se aproxima da perfeição. Confira a resenha.
Dizem que não é de bom tom julgar o livro pela capa, entretanto, nesse caso, esse julgamento foi extremamente satisfatório.
Logo de início nos deparamos com cores fortes e vibrantes. Ouso dizer que seria algum tom de vermelho, mas ainda restam dúvidas. Já se viu em uma situação ao qual não consegue definir com exatidão a cor de algo? Logo de início desperta a curiosidade.
Em meio a essa cor cheia de personalidade, identificamos a silhueta de uma mulher sem rosto. Essa mulher de cabelos volumosos e cacheados está cercada por estrelas. Ela poderia ser qualquer uma de nós. O título foi impresso em verniz localizado e, não por acaso, logo abaixo do título, lemos: “poemas de luta e amor”.
**
“ela só ama
onde encontra alma
nas coisas” Pág. 95
**
“meu recado às mulheres
contem
suas histórias
descubram o poder
de milhões de vozes que foram caladas
por séculos” Pág. 54
Sobre a autora
Ryane Leão nasceu em Cuiabá, mas reside atualmente em São Paulo, onde é professora. Estudou Letras na UNIFESP. Publica seus escritos em lambe-lambe e na internet com o projeto onde jazz meu coração. Além disso, escreve em blogs autorais há mais de dez anos e recita seus poemas em saraus e slams da cidade. Seu trabalho é pautado na resistência das mulheres e focado na luta pela arte e educação.
Em 2016 realizou uma campanha de financiamento coletivo para o lançamento de seu primeiro livro. No ano seguinte publicou Tudo Nela Brilha e Queima (Editora Planeta), marcado pelo ativismo em defesa dos direitos das mulheres negras.
Mais capas bonitas