Como estamos próximos ao aniversário de BH, minha missão hoje é falar sobre um dos pontos da cidade, que se tornou um marco na memória dos belo-horizontinos ou de quem já visitou a cidade.

Foto: Rafael Martins (2015) Viaduto Santa Tereza.

Sempre que passo pelo Viaduto Santa Tereza, entro em um túnel do tempo. Fico encantada com os detalhes e me imagino andando por BH, no final da década de 1920. Imagino como seria passar por ali, logo após a sua inauguração. Uma época em que bondes circulavam pela cidade, não havia arranha-céus e BH era feita de poucos habitantes. Ele tem esse poder de me proporcionar saudade, de um tempo que não vivi.

Viaduto Santa Tereza (1929) Disponível no Arquivo Público Mineiro.

Sei que muitas vezes estamos tão absortos no nosso cotidiano, que não reparamos a paisagem, monumentos, prédios e pessoas. O viaduto está lá, todos os dias e muitas vezes não o enxergamos. Te convido a andar por ele, reparando nos detalhes dos postes, da murada, do piso, na paisagem ao redor. Muitas das suas particularidades, não são percebidas. Ele faz parte da paisagem urbana de BH, mas muitas vezes caminhamos por ele, ou próximo dele e não o enxergamos. Apesar de desgastado e maltratado, o viaduto é lindo! Sua arquitetura ainda é oponente e marca a paisagem da cidade.

Foto: Rafael Martins (2015) Viaduto Santa Tereza.

Um pouquinho sobre a sua História…

O Viaduto Santa Tereza foi projetado pelo engenheiro Emílio Henrique Baumgart, que foi um dos pioneiros nas construções com concreto armado no Brasil. O viaduto foi construído em 1929, com o objetivo de ligar os bairros Floresta e Santa Tereza ao Centro de Belo Horizonte. Tem 390 metros de extensão, 13m de largura e 14m de altura. Foi tombado como patrimônio cultural na década de 90 e, integra hoje, o conjunto arquitetônico da Praça da Estação.

Construção do Viaduto (1929) Disponível no Arquivo Público da Cidade de BH.

A intenção do viaduto era ligar os bairros Santa Tereza e Floresta, ao centro da cidade. Ele cumpriu esse papel perfeitamente, afinal, realizou a ligação dos bairros com o principal ponto social e comercial da época, a rua da Bahia. A obra marcou a época de sua construção, por causa da sua magnitude e sua arquitetura ambiciosa. Lembre-se que ele foi construído na década de 1920, nessa época, a arquitetura do viaduto foi um símbolo de modernidade.

Foto: Rafael Martins (2015) Viaduto Santa Tereza.

Hoje, infelizmente demonstra um certo descaso das autoridades e da sociedade, para com o patrimônio da cidade. Apesar disso, o viaduto é um dos principais pontos da cidade e se você ainda não o conhece, te convido a visitá-lo.

Foto: Lucas Alan (2016) Viaduto Santa Tereza.

Temos uma série especial sobre os 120 anos da cidade de BH! Confira aqui!

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe seu comentário