Depois de longos seis anos John Green finalmente lançou um novo livro e eu como uma fã (que leria até sua lista de compras) corri para comprar “Tartarugas até lá embaixo“, porém peguei livro com um certo receio, porque ouvi muita gente dizendo que o livro era o mais diferentão dele e que quem não gostou dos anteriores ia gostar bem mais desse. Fiquei apreensiva, mas foi um medo bobo, porque reencontrar com a escrita do John foi incrível. 

O livro vai contar a história de Aza, uma garota que tem TOC (Transtorno obsessivo-compulsivo). Ela tem uma melhor amiga aficionada por Star Wars e juntas estão buscando o paradeiro de um bilionário fugitivo da polícia para receber uma grande recompensa. Em meio a essa investigação Aza reencontra Davis, um garoto que ela conheceu na infância, filho do tal bilionário. 

Não achei esse livro do John Green tão diferente dos outros, acho que o autor tem a capacidade de nos inserir dentro da mente dos seus personagens, fazendo com que nos tornemos eles. E aqui não é diferente, eu me sentia a Aza, sentia sua angústia, sua dor e dificuldade de se viver com o TOC. Passei a compreender que o TOC é mais do que algumas manias, é uma doença séria que precisa ser levada a sério.

O livro não é um young adult muito levinho (John Green não consegue), os personagens tem questionamentos profundos. Acho incrível o John sempre ter essa preocupação de transformar seus livros com diálogos consistentes e interessantes. Os livros deles são YA de qualidade que deviam ser leitura obrigatória para os jovens. A história de “Tartarugas até lá embaixo” tem um romance, mas não é somente sobre isso ou um dramalhão sobre amores adolescentes. Gostei que o autor resolveu focar em outros pontos da história e falar mais sobre autoconhecimento do que descobrindo o outro.

John Green não me decepcionou, pelo contrário me fez rir, emocionar e me encantar como fez alguns anos atrás com “A Culpa é das Estrelas”. Tá aí um autor contemporâneo que escreve para jovens e que tem algo a dizer. Mas, não espera mais 6 longos  anos para lançar outro livro, por favor.

No Resenhando você encontra resenhas de todos os gêneros literários.

 

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe seu comentário