Garota Exemplar – Gillian Flynn

Uma narrativa ácida e mordaz sobre um casamento falido, é assim que eu descreveria o maravilhoso Garota Exemplar.

Foi por meio de Garota Exemplar que conheci uma das autoras que mais adoro hoje em dia, Gillian Flynn. Lembro que vi a sinopse do livro em um blog e na hora me interessei.

O enredo conta a história de Amy e Nick Dune, lindos e aparentemente muito bem casados há cinco anos. Em seu aniversário de cinco anos de casamento, ele chega em casa e encontra a casa aberta, móveis quebrados e a esposa desaparecida.

Em pouco tempo a polícia é acionada e uma busca se inicia. O desaparecimento ganha gigantes proporções tendo em vista que Amy, em tese, é uma garota famosa. Ela é a protagonista de uma série de livros mundialmente famosa, escrita por seus pais, que se chama “Amy Exemplar”. A história é narrada sob dois pontos de vista. O de Nick, no presente, acompanhado as investigações, e o de Amy, por meio de seu diário. À medida que a narrativa avança você começa a se surpreender com o fato de todas as pistas levarem a Nick, como o principal suspeito, e começa a criar teorias e mais teorias para o que realmente houve com ela. Até o fim da primeira parte do livro eu já tinha criado e refutado diversas hipóteses diferentes. Mas quando você termina a primeira parte e vira a página, você não tem noção, vai ficar em choque com o que ocorre ali.

Um livro competente do início ao fim, que pode até demorar umas páginas para engrenar, é fato, mas quando engrena, vai te fazer ficar tão curioso pelo final que não vai mais largar as páginas. Além disso, a trama é cheia de reviravoltas, o que a torna instigante e intensa o tempo todo.

Também destaco a capacidade de Gillian de criar personagens ácidos, frios, e, claro, reais. Ah! E vale uma menção honrosa para o tanto que o ‘vilão’ da história é inteligente e ardiloso. Chega a ser difícil não gostar, porque é uma pessoa que não veio nessa vida a passeio não.

Garota Exemplar é um livro muito bem escrito, instigante e cruel, que não tem dó de te contar realidades e de mostrar que por detrás de um casamento perfeito, pode ter uma gente dormindo com uma faca debaixo do travesseiro.

Veja aqui outras resenhas de livros da Gillian Flyn: Objetos Cortantes | O adulto 

No Resenhando você encontra resenhas de todos os gêneros literários.

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe seu comentário