Início > [Resenha] – Beco da ilusão – Mallerey Cálgara

[Resenha] – Beco da ilusão – Mallerey Cálgara

por Denielson Gonçalves
3 minutos de leitura

Beco da Ilusão: um turbilhão de acontecimentos em meio ao caos do holocausto

Antes de começar a falar sobre o livro, preciso dizer que conheci a autora. Era um sábado e, depois do trabalho, fui a um shopping localizado no centro de BH. Havia um estande montado na Livraria Leitura e eu resolvi entrar. Uma mulher simpática veio até mim com dois livros nas mãos, era a escritora Mallerey Cálgara. Ela me apresentou os livros “Beco da Ilusão” e o primeiro livro da trilogia “O Segredo da Caveira de Cristal”,  disse que ficaria feliz se eu levasse um e se afastou.

Li o resumo dos dois livros, e confesso que não botei fé, mas devido a simpatia da autora apostei em “Beco da Ilusão”. O tema era bom! Comprei o livro, peguei o autógrafo dela e quando fui ler, me surpreendi. Primeiro porque ele tem uma nota da autora que é intrigante. Ela explica que o livro se baseia em fatos reais e ficcionais, mas a abordagem do livro é real na minha opinião. Traz a história de Yidish, Núria, Sarah… Não importa! São todas a mesma pessoa. Sarah é de uma família judia que vê sua vida mudar após os nazistas chegarem ao poder. Ela é levada para o campo de concentração onde sofre todo o tipo de pressão,  física ou psicológica. Vê a morte de perto. Quer morrer, mas fica viva. Não por força ou por sorte. Ela fica viva pelo amor. Um amor difícil, que tem a missão de sobreviver ao tormento do holocausto.

“Beco da ilusão”,  relata o drama vivido por famílias, as perdas, o fim dos sonhos, a fome, a morte, e a dura obrigação de ser quem você não é. É um livro bem escrito, agradável, mas com muito sofrimento. E não é para menos! Como falar do holocausto de uma forma diferente? Cada virada de página era mais difícil continuar lendo, porém, mais vontade eu tinha de ler. Confesso que demorei pra terminar.

É impossível não se chocar, não sentir raiva, não chorar lendo “Beco da Ilusão”, apesar de provocar sensações distintas, e de ser difícil ler rápido. É um livro bem escrito, que vale a pena principalmente porque te faz pensar, refletir e entender o sofrimento dos que sofreram nas mãos de Hitler. 

No Resenhando você encontra resenhas de todos os gêneros literários.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este site.

Usamos cookies em nosso site para fornecer a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies. Para informações de como tratamos seus dados pessoais, clique em "Ler Mais". Aceitar Ler Mais