‘Mal acostumado você me deixou
Mal acostumado com o seu amor
Então volta traz de volta meu sorriso
Sem você não posso ser feliz’

Passou o Carnaval, e me veio uma constatação:  cadê as novidades do Axé Music? Percebo que ao longo dos anos, o ritmo vem desaparecendo das festas, principalmente, do Carnaval. Isso para as novidades, não para os clássicos. O Carnaval vem sendo tomado pelo sertanejo e pelo funk. E nem a festa de rua de Salvador está livre dessa mudança. Pra se ter uma ideia, nos anos 90, o estilo musical tomou conta dos carnavais em vários cantos do país, principalmente, em cidades históricas de Minas Gerais. Mas, passado todo esse boom, o que temos de novidade?

Imagem: Internet

Vamos fazer um teste. Pense rápido: qual música deste estilo tomou conta da folia em 2018? Ah, não vale pensar nos antigos. Se assim como eu, você teve dificuldade de lembrar, vai uma informação: ‘Banzeiro’, música de Daniela Mercury foi eleita a música do carnaval de 2018. Não ouviu ainda? Olha ela aí:

Não é a intenção qualificar a qualidade das músicas, mas é inegável que o Axé baiano vive a sua pior crise em todos os tempos. Com grandes hits entoados por Araketu, Asa de Águia, Rapazolla/Tomate, É o Tchan, Chiclete com Banana, Banda Eva, Babado Novo, Cheiro de Amor, Psirico, Harmonia do Samba, entre outros, o que temos visto de novidade nos últimos anos?

E olha que ainda nem falei de Ivete Sangalo e Claudia Leitte. As duas, que são as principais atrações do Carnaval baiano, não lançam uma música de grande impacto há muito tempo. A Claudia Leitte, por exemplo, neste ano, trouxe uma música em inglês para a folia. 

Em Belo Horizonte, e acredito que em grande parte dos carnavais de rua pelo Brasil, blocos trouxeram para a festa, clássicos do axé que eternizaram o ritmo no país, não apenas no período do Carnaval, mas foram entoados em vários períodos do ano. Vamos relembrar alguns?

Confira aí o top 10 com clássicos que embalaram o Brasil.

ARAKETU – Cobertor

É O TCHAN – A nova loira do Tchan

CHICLETE COM BANANA – Diga que valeu

TERRASAMBA – Carrinho de mão

ASA DE ÁGUIA – Dança do Vampiro

NETINHO – Milla

TOMATE – Te Espero no Farol

CLAUDIA LEITTE – Exttravasa

IVETE SANGALO – Tempo de Alegria

CHEIRO DE AMOR – Doce Obsessão

O humorista Victor Sarro fez um playlist com várias músicas de axé que dançamos (não vamos negar, vai.) e muitas vezes não sabíamos nem o nome da banda ou do cantor. A pergunta que fica é: o que aconteceu com o nosso axé?

É muito clássico né!! Faltou algum na nossa lista? Diz aí qual Axé marcou a sua vida! 

A coluna  Território Livre é publicada aqui toda quarta-feira. Converse com o colunista.

Envie um e-mail para deni@literalmenteuai.com.br

Você pode também entrar em contato pelo twitter: @denicarlo

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe seu comentário