Filmes que viraram livros

Várias produções cinematográficas acabam fazendo o caminho inverso tornando assim, filmes que viraram livros. Ainda não há um nome técnico para isso, contudo a palavra sucesso define bem essa inversão de papéis 

Assim como a literatura, o cinema é uma paixão mundial. E, nos últimos anos, presenciamos uma enxurrada de adaptações, que levaram as melhores histórias das páginas direto para as grandes telas. Muita gente ama, mas, é claro, que há quem discorde.

O fato é que esse boom de adaptações é questionado por algumas pessoas que ressaltam a importância de roteiros originais, ou seja, pensados especialmente para os filmes. É preciso entender os dois lados e acrescentar que é sempre um desafio levar a história de um livro para as telonas sem perder a essência da história e, ainda, agradar aos fãs da literatura e do cinema.

Mas, não só de livros que se tornam filmes vive o mundo. Mesmo sendo um fenômeno mais raro, aclamados lançamentos cinematográficos acabaram nas mãos dos leitores ao ganharem adaptações literárias. Legal demais, não é mesmo?

Vem cá que vamos te contar alguns filmes que viraram livros.

Dos telões para as páginas dos livros

Para os amantes das duas artes, literatura e cinema, essa ordem inversa, em que os livros começam a contar a história já contada no cinema, é menos comum. Mas, ela existe! 

E, vamos começar com um lançamento muito esperado. Recentemente, O Labirinto do Fauno foi lançado como livro.

Para quem já assistiu ao filme, lançado em 2006, a notícia é ainda melhor porque, sim, é umas das melhores histórias fantásticas que o cinema já produziu.  O diretor é nada mais nada menos do que Guillermo Del Toro!!

E, as novidades não param por aí: o próprio Del Toro é autor do livro, ao lado de Cornelia Funke. O que isso significa? Que muito dificilmente o livro não será maravilhoso.

No enredo, Ofélia se muda com sua mãe, que está passando por uma gravidez difícil, para um posto onde mora seu padrasto, um oficial do exército que está tentando reprimir uma guerrilheira. Enquanto explorava um labirinto antigo, Ofélia encontra um fauno, que diz que a menina é uma lendária princesa perdida e que ela precisa completar três tarefas perigosas para se tornar imortal. A história se passa na Espanha da década de 40.

Confira o trailer do Labirinto do Fauno:

Na nossa lista, também tem clássico do cinema que virou livro. Lançado em 1985, De Volta Para o Futuro conta a história do jovem Marty McFly que é transportado para a década de 50 após uma experiência dar errado. Anos mais tarde, o clássico ganhou seu próprio livro ilustrado por Kim Smith.

O mesmo ilustrador [Kim Smith] fez sua versão do filme Esqueceram de Mim para as páginas de um livro. Nos cinemas, o filme protagonizado por Macaulay Culkin foi lançado em 1990 e arrebatou crianças e adultos com a história do menino de 8 anos que fica sozinho em casa e passa por diversas aventuras ao tentar se livrar de ladrões que invadem a residência.

Coleção Pipoquinha | Editora Intrínseca

Para fechar com chave de ouro nossa sessão filmes clássicos que viraram livro, Kim Smith lançou também o livro E.T. O Extraterrestre, baseado no clássico dos cinemas lançado em 1982 pelo consagrado diretor Steven Spielberg. Quem ainda não assistiu, fica aí nossa dica. 

Confira o trailer de E.T O Extraterrestre:

Voltando a falar do diretor Guillermo Del Toro, A Forma da Água é mais um exemplo de história lançada antes no cinema. No enredo, Elisa, uma zeladora muda, se apaixona por uma criatura fantástica mantida em cativeiro dentro do laboratório experimental secreto do governo. A história surgiu em um encontro de ideias de Del Toro e Daniel Kraus, que assinam juntos o livro.

Neste caso, o que se conta é que o livro foi idealizado antes, apesar de ter sido publicado depois. Nas páginas, a história foi lançada no Brasil, em 2018, pela editora Intrínseca, cerca de dois meses após a estreia do filme nos cinemas. Vale lembrar que o longa levou para casa o Oscar de melhor filme. E, sim, vale a pena assistir e ler!

A forma da água: Livro x cartaz filme

É claro que nesta lista não poderia faltar o “clássico nerd” Star Wars. O primeiro filme da franquia, do cineasta George Lucas, foi lançado em 1977 e se tornou um fenômeno mundial. Os outros sete filmes que o seguiram também arrebataram os cinéfilos de plantão. E, após tanto sucesso, a história ganhou vários livros e virou símbolo da cultura pop. Recentemente, a franquia foi agraciada com outros filmes e dividiu a opiniões dos fãs.

 

Mudando totalmente de estilo, você sabia que uma das animações mais amadas dos últimos nos, Frozen, tem seu próprio livro? Pois é! Frozen – Um Coração Congelado foi lançado em 2106 pela autora Elizabeth Rudnick. A história de Anna e Elsa também ganhou outros pequenos livros ilustrados e de colorir, para a alegria da criançada. 

As histórias da Moana e da Valente são mais dois exemplos de animações que amamos e que ganharam destaque nas páginas dos livros. 

E, já que estamos no nosso “momento Disney”, o filme Piratas do Caribe, estrelado por Johnny Depp como capitão Jack Sparrow e que tem Penélope Cruz, Ian McShane e Sam Claflin no elenco, ganhou uma série de 12 livros, lançados a partir de 2006. As publicações são voltadas para o público infantojuvenil e assinadas pelo escritor Rob Kidd.

Gostou da nossa lista? Se acha que faltou algum filme que virou livro e que deu muito certo – ou muito errado – conta pra gente aqui nos comentários, ok? Vamos amar demais!!

Antes de dizer tchau, que tal uma pequena listinha inversa, de livros que viraram filmes? Não se preocupe, vamos pontuar apenas algumas, sabe por quê? Porque temos um espaço aqui no site separadinho para adaptações literárias. É só clicar aqui!

Livros que viraram filmes

Comecemos, então, com o aclamado livro O Senhor dos Anéis, do Tolken. Quando chegou ao cinema, a trilogia deu tão certo que, o Retorno do Rei, entrou na lista dos maiores premiados com o Oscar.

Ainda falando em fantasia, Harry Potter, da J.K. Rowling, fez um sucesso estrondoso tanto nas páginas quanto nos filmes que se seguiram. Mudando de gênero literário, vários livros do autor Nicholas Sparks chegaram aos cinemas e arrebataram um grande público.

Passando pelos eróticos, 50 Tons de Cinza divide opiniões, tem quem ame os livros e tem quem odeie, mas a verdade seja dita: como adaptação, a história foi muito fiel. 

Recentemente, as séries chegaram com tudo nesse mundo da adaptação com O Conto da Aia, Big Little Lies, Os 13 Porquês e muitas outras.

O fato é que nos últimos anos, livros e filmes estão caminhando bem próximos. Nos cinemas, muitas adaptações já foram premiadas. Conheça algumas delas que já levaram o Oscar para casa. Clique aqui!

E, se chegou até aqui, que a força esteja com você, leitor (a)!

Deixe o seu comentário

comentários

8 Replies to “Filmes que viraram livros”

  1. AAAAAAH, O Labirinto do Fauno é nostálgico! Deu até vontade de assistir de novo. <3
    "A Forma da água" eu ainda não li e nem assisti, mas fiquei bem curiosa. Existem tantas adaptações de livros para cinema que fica até impossível relembrar de todas, né? Mas sua lista ficou bem interessante.
    Beijos :*

  2. Oi, acho super legal isso de livros virarem filmes e vice-versa. Não cheguei a ver o filme de O Labirinto do Fauno mas amei saber que teremos livro, a história é super interessante e certamente vou querer ler. Essa coleção Pipoquinha parece ótima! E que bom saber que tem livros de Pirata no Caribe, já fiquei interessada.

  3. Oi!

    Dos filmes que viraram livros eu não li nada, mas adorei A Forma da Água, O Labirinto do Fauno. ET, De volta para o futuro e Esqueceram de mim fazem parte da minha infância eu tenho uma relação muito especial com esses filmes e espero que os livros sejam ótimos também.

    Adorei o post.
    Beijinhos

  4. Oi! Eu gosto quando um livro que eu li vira filme, porque além de chamar a tenção para o livro, mesmo quando a adaptação não sai como a gente espera, acaba satisfazendo um pouco da curiosidade com algo que a gente sempre só imaginou. Eu amo O Labirinto do Fauno, e quero muito comprar o livro. Você mencionou O Senhor dos Anéis, minha trilogia de filmes favorita da vida inteira. Obrigada pelo texto!

    Bjoxx ~ Aline ~ http://www.stalker-literaria.com

  5. Oie, tudo bem? Interessante pensar o caminho inverso. Geralmente os livros são adaptados para o cinema e isso leva muitos leitores a buscarem os livros e se interessarem pela leitura. Não tinha parado para pensar que o inverso também é verdadeiro. Inclusive esses que você citou sempre pensei que haviam os livros. Só Esqueceram de mim eu tinha certeza que não tinha livro. Porque soube do lançamento da Íntrinseca. Tenho curiosidade para ver todos os filmes de Guerra nas estrelas. Um abraço, Érika =^.^=

  6. Oi, tudo bem?
    Eu amei o post! Sempre falamos muito sobre livros que viraram filmes, mas acho interessante ver uma lista de filmes que inspiraram livros. O único que li que se encaixa aí é o livro Star Wars – Marcas da Guerra. Como fã da saga, inclusive dos filmes novos, tenho muita vontade de ler mais livros do universo expandido.
    Adorei o post e anotei algumas dicas para assistir e ler futuramente.
    Beijos!

Deixe seu comentário