A Arte de Dormir | Rob Hobson

Levando em consideração sua própria insônia, Rob Hobson se debruçou em pesquisas e buscas por resoluções para esse problema. O resultado foi A arte de Dormir, um livro que apresenta os últimos avanços da ciência, dá dicas, informações e orientações de especialistas para se alcançar uma boa noite de sono.

O fato é que chegamos em 2021 ainda enfrentando uma pandemia não antes vivenciada por nossa geração. Os medos e as incertezas se fazem presentes em nossos dias e, muitas vezes, atrapalham o nosso sono sagrado.

“Acredita-se que o número ótimo de horas de sono seja um pouco menos de oito, mas pesquisas conduzidas pela Royal Society for Public Health mostraram que a maior parte das pessoas não consegue chegar a sete. Ao longo de uma semana, este deficit alcança uma noite inteira de sono, e uma pesquisa conduzida por The Sleep Council demonstrou que 33 por cento das pessoas só conseguem dormir entre 5 e 6 horas, enquanto 7 por cento dormem menos de 5 horas”.

Vale lembrar que pesquisas indicam que a falta de sono pode causar outros problemas à saúde, como aumento no risco de diabetes, pressão sanguínea alta, ganho de peso e danos à saúde mental.

Depois de ler tudo isso, pergunte a si mesmo: eu durmo o tempo suficiente? A ausência de sono influencia negativamente no meu dia a dia? Se as respostas forem “sim”, talvez A Arte de Dormir seja um bom livro de cabeceira pra você.

O sono e o uso das telas

E, antes de finalizar esta indicação, preciso ressaltar um alerta bem atual e um dos pontos abordados por Rob Hobson no livro: o uso de celulares, tablets e computadores antes de deitar para dormir. Sabemos que isso é bem comum entre a população, seja para dar aquela olhadinha nas redes sociais, ver filmes e séries ou para aqueles que trabalham ou estudam até mais tarde. O fato é que a luz dessas telas podem sim atrapalhar o sono. 

“Pesquisas indicaram uma correlação entre o uso excessivo de smartphones e a depressão, especialmente em jovens adultos. A alta dependência e, em muitos casos, vício na utilização de smartphones também têm se mostrado influente em outras áreas que afetam a saúde mental, como a ansiedade, transtorno obsessivo compulsivo e sensibilidade interpessoal. Cada um destes efeitos pode causar impacto em sua capacidade de dormir”.

A Arte de Dormir é um livro didático e cheio de informações relevantes que podemos levar para a vida. O conteúdo é muito bem distribuído e complementado por ilustrações e infográficos, deixando a leitura e o entendimento mais fácil para o leitor.

Se você tem dificuldades para dormir, esta indicação de livro é pra você!

A Arte de Dormir é uma publicação da Editora Gryphus

Quer outras dicas bem legais de livros? Clique aqui!

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe seu comentário