Você deve estar se perguntado por que uma personagem tão dúbia e de personalidade ‘duvidosa’ como Capitu, estaria figurando entre nossos “amorzinhos” da literatura. A resposta é simples: porque é umas das mulheres mais incríveis da literatura machadiana. Quem conhece Dom Casmurro só por alto, sempre torce o nariz para Capitu sem conhecê-la direito. Na verdade se pararmos pra analisar de um contexto mais amplo, nenhum de nós a conhece em sua essência, tendo em vista a narração tendenciosa de Bentinho. E isso a torna ainda mais interessante.  

 

Mas vamos aos motivos pra ela ser uma ‘crush’ literária. Capitu, seria uma típica mulher de áries, bem impetuosa, independente (já naquela época), que corre atrás do que quer e que não se diminui perante ninguém. Desde o começo do livro ela sabe muito bem o que quer e dá seu jeito de conseguir, não mede esforços pra nada. Sem falar em seu jeito de menina mulher, que conquista todos ao seu redor.

E por último, mas não menos importante, não tem como falar em Capitu sem falar nos olhos mais famosos da literatura brasileira que já estamparam diversas capas do “Dom Casmurro”. Ah, aqueles olhos de Capitu, olhos de ressaca…

Por falar em Machado de Assis, você sabia que o escritor tem um portal dedicado a ele, onde é possível conhecer e baixar as suas obras? Vem ver

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe seu comentário