SonetILUSTRA | Eduardo Maciel

Vou começar este texto com um trecho do poema “Dentro pra fora, fora pra dentro”. Nele, o autor do livro SonetILUSTRA, Eduardo Maciel, coloca em palavras o momento único e inspirador de um escritor.

“Escrever é processo estranho

Pode vir dum vazio completo

Ou de inspiração sem tamanho:

É sempre onde dou mas não ganho”…

Eduardo Maciel é um poeta brasileiro, mais precisamente carioca. Em seus poemas, brinca com as palavras, cativa e encanta com textos capazes de prender o leitor. No livro SonetILUSTRA, o autor fala com leveza de assuntos do cotidiano, sentimentos, religião, vida e questões existenciais. Sempre com a preocupação de contar ao leitor sobre a estrutura de cada um de seus poemas, transformando essa obra em uma aula sobre sonetos. Destaque para o “soneto carioca”, criado pelo autor.

Como o nome do livro já diz, os poemas de Eduardo vêm acompanhados de ilustrações que conversam com os versos, deixando o livro divertido e encantando com duas formas artísticas tão louváveis: a escrita e a ilustração. A propósito, as ilustrações são assinados por Robson Sark, que, sobretudo, merece nosso reconhecimento por desempenhar um papel tão importante nessa obra, um respiro em forma de imagem.

SonetILUSTRA é uma obra dedicada aos pintores, ilustradores, desenhistas, cartunistas, grafiteiros e tatuadores do mundo, e que nos convida a refletir sobre vários questões da vida, numa viagem pelos versos tão cuidadosamente escritos.

Preciso admitir que ler poesia não é uma característica desta Bárbara que vos fala, mas SonetILUSTRA me proporcionou uma leitura leve e prazerosa, um momento de fuga da realidade para um lugar melhor. Sair da zona de conforto literário nos abre a visão e nos possibilita novas experiências.

O projeto de sonetos do autor.

SonetILUSTRA é o terceiro livro de uma série de sete. Segundo Eduardo Maciel, a ideia por trás da série literária de sonetos é o resgate cultural desse tipo poético, em todas as suas 20 variantes de regras catalogadas desde o século XIII. “Resolvi fazer através de uma série porque achei que poderia agregar ao projeto conectando, a cada temporada, os sonetos a uma linguagem diferente da arte. Assim a leitura deixa de ser uma simples leitura e passa a ser uma experiência”, explica.

Cada um dos livros dessa série traz os sonetos escritos por Maciel acompanhados por outra forma de arte. Os três primeiros já estão disponíveis, os demais ainda serão lançados. São eles: SonetATO (sonetos x literatura), SonetIMAGEM (sonetos x fotografias), SonetILUSTRA (sonetos x desenhos), SonetONS (sonetos x música), SonetERROR (sonetos de terror), SonetEMPERO (sonetos no universo da culinária gourmet) e SonetEATRO (sonetos x artes cênicas).

Uma curiosidade muito interessante sobre a série é que a cada temporada os sonetos são numerados em sequência (50 sonetos por temporada, numerados de forma sequencial entre os livros). Em SonetILUSTRA, os sonetos vão do 101 ao 150. E a conexão entre os livos não para por aí. A arte de capa é a mesma a cada volume, mudando título e cor. Cada livro recebe a capa com uma das cores do arco-íris. Legal demais, não é mesmo?!! 

E, depois eu quero que me contem o que acharam dessa indicação literária, ok? =)

Leia outras indicações legais demais, clique aqui.

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe seu comentário