Moda Intuitiva – Cris Guerra

Se você acha que vai encontrar apenas um tutorial de como se vestir no livro Moda Intuitiva, da escritora e publicitária Cris Guerra, você errou feio.

A obra traz à tona discussões que questionam a padronização da moda, fazendo jus ao nome do livro, que remete ao modo como a autora enxerga esse universo.

Já no comecinho do livro, entendemos que ele não se trata de um manual do que vestir ou não. Com o título Um não manual de moda, o primeiro capítulo dessa obra já deixa claro o que virá nos próximos capítulos: a construção de um estilo em que você se sinta bem.

Mais importante do que saber qual é a Trend dessa estação (termo que os fashionistas adoram usar ou apenas a tendência do momento, para aqueles que são menos familiarizados com esse universo), é entender como esse artigo harmoniza com seu estilo pessoal.

“Aprendi que a moda não deve ser mais uma forma de nos fazer infelizes, e sim um caminho para nos libertar. Não deve ser tratada de modo superficial porque tem uma importância muito maior nas nossas vidas do que admitimos. E nem pode ser limitada a especialistas, pois faz parte do nosso cotidiano como escovar os dentes.” (Pag.14)

Com alguns relatos sobre a sua vida, e da relação da moda com momentos importantes em que viveu, Cris faz questão de enfatizar que a forma que nos vestimos diz muito sobre nós, mesmo que seja de forma empírica.

Quando escolhemos o que usar, estamos criando alguns signos que muito diz sobre quem somos, o momento em que estamos e como queremos que as pessoas nos vejam. Por isso, mais do que apenas seguir o que os profissionais do setor apontam como correto, devemos construir nossa identidade fashion, usando e abusando de coisas que nos faça sentir-se bem. O vestuário é apenas um complemento do que somos, mas que fique claro que é um importante complemento.

Estilo não é um valor tangível – nem comprável. É uma conquista pessoal, que nos tira da condição de seguidores da moda e nos coloca no posto de fazedores. Um prazer e tanto, ao alcance de todos os que estiverem dispostos a essa viagem.” (Pag. 21)

O livro Moda Intuitiva propõe uma reflexão sobre os padrões impostos pelo universo da moda e a forma como nos relacionamos com isso, nos levando a questionar sobre a construção do nosso estilo.

Além disso, entre relatos sobre sua forma de entender a moda, Cris contribui também com algumas dicas de roupas curingas e acessórios que ajudam dar um Up no visual. Ou seja, o não manual de moda se torna um manual da identificação e construção do nosso estilo.

No Resenhando você encontra resenhas de todos os gêneros literários.

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe seu comentário