Lili – Manuel Alves

Você já incentivou uma criança a ler hoje? Já falamos aqui sobre como é importante incentivar a leitura ainda na infância, apresentamos hoje uma dica de leitura especial as crianças. 

O livro “Lili” do escritor português Manuel Alves, é um terrorzinho para crianças. Mas, calma! Não é nada assustador ou chocante, pelo contrário, é um livro sensível e divertido, muito bem intencionado. Conta as aventuras de Lili uma menininha de 11 anos, assombrada por pesadelos horríveis, que começaram dois dias depois de se mudar para uma casa nova e, coincidentemente, no mesmo período em que a mãe, escritora de histórias infantis, começou a escrever um novo livro. Nos pesadelos de Lili, um homem que ela apelidou de “Homem que muda”, insistia para que ela não fosse até a cave da casa. Curiosa que era, a cave era o único local em que Lili ainda não havia explorado. Preocupados com os pesadelos da filha que sempre acordava chorando, os pais decidiram se mudar para uma casa que não tivesse cave, que aqui no Brasil, nada mais é que um porão.

Na casa nova a menina não perde tempo e já começa a explorar o espaço. A casa não tem cave, mas tem sótão. E, desta vez, o alerta do “Homem que muda” não vem durante o sono, mas ao vivo, pessoalmente no jardim, enquanto Lili tem um diálogo bem divertido com um sapo príncipe. O “Homem que muda”, menos assustador em sua versão diurna, pede para que Lili não suba no sótão, quando some, ele deixa no ar um cheirinho de cacau quente polvilhado de canela (eu amei isso). Mas o sótão foi o local escolhido pelo seu pai, desenhista, para se tornar um ateliê. Subir no sótão é questão de tempo para Lili, até porque a sua vida real está ficando muito parecida com a história que a mãe está escrevendo. Essas semelhanças não passam despercebidas pela mãe, já que a protagonista da sua mais recente história também se chama Lili.

 Lili é um livrinho muito legal para ler para as crianças, dar de presente e se deliciar com uma história lúdica, curtinha e ilustrada. Manuel Alves também é o responsável pelas ilustrações da história. Você vai se encantar com a convivência poética da família e também com o português de Portugal que é muito agradável de se ler. Como todo livro infantil ainda tem aquela famosa “moral da história”, aqui tem amor, superação dos medos, amizade,redenção e perdão.

No Resenhando você encontra resenhas de todos os gêneros literários. 

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe seu comentário