História das Mulheres no Brasil – Mary Del Priore

História das mulheres no Brasil corrige uma injustiça histórica e apresenta a histórias de mulheres esquecidas pela literatura específica

Organizado pela historiadora Mary Del Priore, o livro História das Mulheres no Brasil é destinado para diversos grupos de leitores. Tanto estudantes, quanto pesquisadores, curiosos e especialistas, são atraídos pela leitura que, nos mostra a contribuição das mulheres para a história do Brasil.

Durante muito tempo, a historiografia ficou voltada para a história de heróis, dos grandes líderes e das figuras consideradas importantes. Nessa perspectiva, alguns grupos, principalmente os minoritários, ficaram de fora da história escrita. Dessa forma, “História das Mulheres no Brasil”, vem de encontro a isso, nos trazendo a história de grupos que, foram deixados de lado durante muito tempo.

Mary Del Priore organizou o livro com muita competência, reunindo pesquisadores, com diferentes olhares. Apesar de reunir diferentes trabalhos acadêmicos, os artigos conversam entre si, fazendo com que a leitura se torne coesa.

Tenho que dizer também que, apesar de ser um trabalho acadêmico, a leitura não é cansativa, ao contrário, os autores conseguiram trazer uma certa leveza na escrita, com uma qualidade impressionante em cada texto.

Nos artigos, são utilizados documentos da Inquisição, através desses documentos, podemos entender, por exemplo, os relacionamentos homoafetivos no passado. Os estudos da medicina, nos esclarece como o corpo feminino era visto pela medicina, e como os males do corpo feminino, eram tratados.

Fiquei impressionada com essas informações. Temos acesso também a textos de cronistas, documentos de batismos e casamentos, dessa forma, todos os trabalhos são embasados com trechos de documentos, citações e notas, que nos fazem entender a fundo do assunto.

Durante a leitura, você compreende a história das mulheres que foram esquecidas e odiadas, as feiticeiras, as índias, rebeldes e aquelas que, eram consideradas loucas, por muitas vezes, não se encaixarem nos padrões da sociedade. Mulheres que foram obrigadas a ir para o convento e fizeram da clausura, sua liberdade.

Se você tem curiosidade ou pretende pesquisar sobre, vai se apaixonar por essa obra, que tem o poder de nos fazer entender fatos cotidianos, como: a vida familiar, as atitudes de resistência, o controle de natalidade, como o corpo feminino era visto pela sociedade e pela medicina, como as mulheres lésbicas se relacionavam, como as mulheres trabalhavam, estudavam.

O livro História das Mulheres no Brasil serve de esclarecimento sobre a vida das mulheres, e a sua contribuição para a história do nosso país. A editora Contexto fez um trabalho excelente, tanto na edição, quanto na qualidade dos textos, que como disse anteriormente, atingem diferentes tipos de leitores.

No Resenhando você encontra resenhas de todos os gêneros literários.

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe seu comentário