No meio da noite escura tinha um pé de maravilha | Ricardo Azevedo

No meio da noite escura tinha um pé de maravilha é uma coletânea de contos, sem nacionalidade ou sotaque, mas bem familiares aos contados pelos nossos avós e pais, desses que ainda permeiam o imaginário popular até os dias de hoje.

São histórias que foram se modificando ao longo dos tempos, se adaptando à cultura local, mas mantendo sempre um ensinamento valioso ao final da jornada – “moral da história”, que vale para todas as idades. 

São contos folclóricos de amor e aventura, superação, honestidade, esperança, ética e justiça. Dos tempos dos reis e rainhas, moedas de ouro, príncipes e princesas encantadas, vilões, mocinhos, em busca de seu final feliz.

“Uma história como esta

Parece beleza pura

Quem quiser que invente outra

Cheia de amor e aventura!” (pág.27)

Não é possível mensurar o valor desta leitura nos dias de hoje. Uma leitura valorosa e de grande importância para a nossa literatura.

Lembro que, no início da pandemia da COVID-19, ouvi muitas falas nesse sentido: “só velho vai morrer”, ditas maldosamente, sem sequer considerar o valor e apreço da família pelos seus entes queridos.

Quando um velho morre, perdemos muito mais que o corpo físico. São anos de cultura e tradição que se apagam. O que seria de várias gerações não fossem os contos e as histórias fantásticas, repassadas pelos nossos entes queridos e eternizadas em livros como esse.

Mas infelizmente, não é de interesse de grande parte desta nova geração (largar o celular) ouvir esses “causos” dos mais velhos, tão pouco conhecer esse tipo de leitura. Não se trata de acreditar nessas histórias, ou julgar se elas existiram ou não, mas sobretudo valorizar nossa cultura, e, principalmente escritores e editoras que investem nesse gênero e tem conseguido manter viva essa memória.

No meio da noite escura tinha um pé de maravilha, é uma obra do premiado escritor paulista Ricardo Azevedo.

A publicação da Editora Ática, reúne 10 contos brilhantemente ilustrados e muito prazerosos de se ler. Vale demais a leitura.

No Resenhando você encontra resenhas de todos os gêneros literários.

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe seu comentário