O livro “Sejamos todos feministas” da Chimamanda Ngozi Adichie é bem curto e em apenas 10 minutos você consegue ler inteiro. Além da quantidade de páginas, a escrita da autora também faz com que a leitura seja rápida e fluida. Mesmo sendo um livro fácil de ler, “Sejamos Todos Feministas” não é raso e nem se trata de um assunto banal, como o título já diz, o tema abordado é o Feminismo. Mas diferente do que se espera o livro é uma introdução ao movimento não só as mulheres, mas todo mundo, afinal sejamos TODOS feministas.

A autora começa contando sobre o seu primeiro contato com o termo feminista e o quanto isso foi posto a ela de forma negativa e que ela tentava fugir desse estereótipo, por acreditar que a feminista era infeliz, não gostava de africanos e detestava os homens, erros que comumente ouvimos por aí. Durante seu discurso ela vai dando argumentos para provar que isso não existe e que o feminismo é apenas a busca por direitos sociais e políticos iguais. “Conheço uma mulher que tem o mesmo diploma e o mesmo emprego que o marido. Quando eles chegam em casa do trabalho, a ela cabe a maior parte das tarefas domésticas, como ocorre em muitos casamentos. Mas o que me surpreende é que sempre que ele troca a fralda do bebê ela fica agradecida. Por que ela não se dá conta de que é normal e natural que ele ajude a cuidar do filho?”

Adichie dá exemplos de situações que ela passou, sendo mulher e nigeriana, em que a presença dela não denota pontos apenas pelo fato de ser mulher. Ou que ninguém lhe desse valor por ser feminina ou por não se comportar com os padrões da sociedade machista. “O problema da questão de gênero é que ela prescreve como devemos ser em vez de reconhecer como somos”

O livro é incrível e é uma ótima introdução para quem ainda não sabe o que significa ser feminista e que você não precisa ser uma mulher para defender as ideias do movimento. Leitura mais que obrigatória.

O livro é baseado em um discurso da Chimamanda durante uma conferência no TED. O vídeo é esse aqui e já teve mais de 4 milhões de visualizações. 

No Resenhando temos resenhas de todos os gêneros literários. 

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe seu comentário