Para Francisco | Cris Guerra

Para Francisco é um livro que fala sobre vida, superação e principalmente, enaltece o poder do AMOR.

Às vezes a tristeza nos inspira. Ela vem como se fosse um combustível estimulando a motivação para encontrar a melhor parte da nossa vida, dentro do pior momento da nossa vida.

Ao ler a obra  Para Francisco, da autora mineira Cris Guerra, você tem duas opções: A primeira é entender e sofrer com a tristeza dessa escritora que perdeu um grande amor e de um filho que conhecerá o pai pelos olhos da mãe.

A segunda, e a que eu inclusive escolhi, é a de entender que as coisas acontecem como tem que ser, às vezes machuca muito, mas jamais podemos esquecer como a vida é bonita, e que os momentos bons devem ser sempre mais valorizados.  

A meu ver, é assim que a escritora entendeu também. No limite da linha ela teve a oportunidade de se entregar ou de simplificar, chorar, sofrer, se levantar e seguir. E escolheu a forma mais linda para fazer isso… Escolheu escrever e transformar uma lembrança triste, nas memórias mais lindas que o seu Francisco vai ter.

Inicialmente, a obra Para Francisco era um blog, onde a escritora relatava o seu dia a dia após a morte súbita do seu parceiro, dois meses antes do nascimento de Francisco. Essa foi à forma delicada e inspiradora que Cris Guerra encontrou de contar ao seu filho sobre o seu pai, o que acabou comovendo tantas pessoas que se transformou em livro.

“Lembro então o que era ser completa. Reconheço uma cumplicidade que eu já não lembrava existir. Da alegria daquele dia, com a perspectiva da sua vinda, da euforia de todos a nossa volta, faço um álbum bem bonito. E guardo num canto escondido, mas tão escondido, que corro o risco de procurar e não achar. Quando acho dói. Mas dói bonito. Junto com a dor, vem uma sensação de alívio por ter vivido.” (pag. 47)

Se eu pudesse resumir o livro em poucas palavras, seria: o amor reconstrói! Se eu puder indicar mil vezes esse livro, indico mil e uma.

O enredo da obra é composto por cartas que Cris escreve para o seu filho, contando sobre o pai, contendo fotos da família, e-mails trocados com o pai do Francisco, relatos e seus sentimentos de forma muito aberta.  É simplesmente uma leitura emocionante.

Ao ler o livro Para Francisco, comecei a me recordar de pedacinhos da minha vida que na hora não era grande coisa, mas se pensar na falta, esses momentos podem ser os mais importantes já vividos. E é isso que a autora faz, ela traz lembranças pequenas, como uma troca de e-mail, que agora, analisando na ausência de um novo e-mail na caixa de entrada, sendo remetido por Guilherme, pai de Francisco e seu grande amor,  é uma das lembranças da vida.

Apesar da inspiração de tudo isso ter vindo da morte de uma pessoa muito querida, o livro Para Francisco, fala sobre vida, superação e principalmente, enaltece o poder do AMOR.

No Resenhando você encontra resenhas de todos os gêneros literários.

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe seu comentário