Prefeitura de BH abre inscrições para dois prêmios literários
As obras devem ser inéditas e escritas em língua portuguesa. As inscrições para os dois prêmios literários vão até o dia 4 de novembro.
O Concurso Nacional de Literatura Prêmio Cidade de Belo Horizonte 2019 e o Concurso Nacional de Literatura João de Barro – Literatura para Crianças e Jovens 2019 já fazem parte da tradição literária da capital mineira.
Os prêmios são os mais tradicionais do Brasil e visam valorizar e fomentar a produção literária nacional com obras inéditas. As inscrições são gratuitas.
Os editais foram publicados no Diário Oficial do Município do último dia 19. Para mais informações, o público também poderá entrar em contato por meio dos e-mails: premiocbh@pbh.gov.br e joaodebarro@pbh.gov.br.
Nessa edição, o Prêmio Cidade de Belo Horizonte contempla obras nas categorias dramaturgia e romance. Já o Prêmio João-de-Barro contempla obras nas categorias texto literário e livro ilustrado, com projeto gráfico completo, voltadas para jovens e crianças. A obra vencedora em cada categoria receberá um prêmio de R$ 25 mil.
Prêmio Cidade de Belo Horizonte:
Criado em 1947, na comemoração do cinquentenário da capital, é o concurso literário mais antigo do país. Um de seus principais atributos é o fato de premiar apenas obras inéditas. A cada edição, o prêmio revela novos escritores e obras e dá visibilidade à produção literária do país, sendo que as categorias premiadas são alternadas entre dramaturgia e romance ou conto e poesia.
Prêmio João-de-Barro:
Criado em 1974, é um dos mais longevos e relevantes prêmios literários nacionais voltados para literatura infantil e juvenil. Seu formato arrojado abarca distintos aspectos da criação de livros para crianças e jovens, sendo de grande relevância para o cenário nacional de criação literária direcionada a crianças e jovens, particularmente porque revela a evolução da literatura infantil e juvenil contemporânea no país.
Nesta edição:
- Além de pessoas físicas brasileiras e natas, estrangeiros residentes no país também poderão participar dos concursos.
- As obras inscritas devem ser inéditas e escritas em língua portuguesa.
- Cada proponente só poderá ser premiado em uma única categoria no mesmo edital, ainda que possa inscrever mais de uma obra na mesma categoria ou em categoria distinta.
- A avaliação das obras inscritas será feita por uma comissão julgadora composta por três especialistas em cada uma das categorias dos prêmios.
Fique por dentro dos principais lançamentos literários. Clique aqui.