Quando voltamos a nossa atenção para o cinema, principalmente o antigo, nosso olhar é atraído para as atrizes icônicas, com seus figurinos e produções impecáveis. Muitas vezes, esquecemos de quem está por trás das câmeras, sendo responsável por toda aquela produção. Vou falar sobre uma mulher que possuía uma carreira de sucesso (e coloca sucesso nisso!) mas que ficava por trás das câmeras. Edith Head era a principal figurinista de Hollywood, responsável por vestir as atrizes.

Edith era uma das mulheres mais poderosas de Hollywood, figurinista das estrelas, foi responsável por vestir Bette Davis, em “A Malvada”, Audrey Hepburn em “A Princesa e o Plebeu”, Grace Kelly em “Ladrão de Casaca” e algumas pessoas ainda relatam que Joan Crawford não comprava um par de meias, sem a sua aprovação. Sua figura é marcada por seus óculos escuros (usados até em ambientes fechados), que faziam com que ela desaparecesse nas cenas de provas de roupas, ao mesmo tempo que lhe atribuía poder.

Com suas produções, Edith disfarçava nas atrizes, qualquer tipo de “imperfeição”. Camuflava, engenhosamente, características indesejadas. Um lenço aqui, um cinto mais largo ali e, pronto! O pescoço considerado muito longo era disfarçado e uma cintura considerada desproporcional, era equilibrada. O grande talento, atrelado à forma de trabalhar, fez com que ela se tornasse a figurinista predileta das atrizes.

Suas criações foram imitadas por mulheres do mundo todo. Edith conseguia unir beleza, sofisticação, classe e ousadia. Seu talento, sua personalidade e manejo para lidar com atrizes e diretores, a transformou na maior figurinista de Hollywood. Uma verdadeira lenda! Ela trabalhou em mais de 400 trabalhos, foram 35 indicações ao Oscar e 8 estatuetas conquistadas. Impressionante, né? É a mulher mais premiada, na história do cinema.

Veja alguns figurinos, criados por Edith Head:

Grace Kelly . Filme “Ladrão de Casaca”.

 

Bette Davis. Filme “A Malvada”.

 

Audrey Hepburn em “A Princesa e o Plebeu”.

 

Elizabeth Taylor. Filme “Um lugar ao Sol”.

Você conhece a rivalidade que marcou Hollywood? Clique no link e saiba mais: “Feud: Bette and Joan” e a rivalidade que marcou Hollywood.

Envie seu e-mail para a colunista: afia@literalmenteuai.com.br

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe seu comentário