O que o Professor Polvo tem para nos ensinar?

Não há palavras que possam fazer jus à sensibilidade e beleza do documentário Professor Polvo, vencedor do Oscar de melhor documentário de longa-metragem de 2021.

Em tempos tão difíceis, principalmente para nós brasileiros, acompanhar a história de amizade entre um polvo e um humano pode parecer surreal, mas é um entretenimento inesperado e muito comovente.

Veja o trailer: 

Conhecer a Floresta de Algas, na África do Sul, por si só já vale a 1h25 de duração. Mas o documentário vai além, eu fiquei apreensiva em vários momentos, chorei, dei “pause” diversas vezes para apreciar a beleza das imagens e até pesquisar qual câmera o documentarismo usou, porque isso fez a diferença na captação de detalhes e apresentação de um ecossistema completamente desconhecido e surpreendente. Aliado a tudo isso, soma-se uma trilha sonora que combina com cada clímax.

Craig Foster é um documentarista sul-africano que conseguiu provar, por meio de imagens e um roteiro impecável, a façanha de se tornar amigo de um polvo, conquistar a confiança do animal marinho, acompanhar seu dia a dia, mergulhando por mais de um ano em busca de registros e interações com ele.

E, sim, isso acontece de forma sutil e assombrosa. Ele consegue mostrar as táticas inteligentíssimas de sobrevivência do polvo tanto para escapar dos predadores como para se alimentar, interagir com o humano e até usá-lo como parceiro de caça. O disfarce, usando conchas, é o ponto alto pra mim, porque ficou clara sua capacidade incrível de raciocinar.

Craig consegue não apenas registros fascinantes, como despertar nossa sensibilidade e um novo olhar para a natureza. Queremos proteger o amigo polvo, ao mesmo tempo compreendemos que a natureza tem suas regras e não devemos interferir nelas, uma das muitas lições do Professor Polvo.

Entendemos que todos os seres têm sua importância, vulnerabilidade, e que juntos fazemos parte do mesmo ambiente e devemos cuidar e lutar pela preservação.

Para quem se interessou e deseja assistir, o documentário está disponível na Netflix.

Vem ler outras notícias do universo literário, filmes e séries. Clique aqui!

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe seu comentário