Guerras do Brasil.doc

Guerras do Brasil.doc é uma série para os brasileiros redescobrirem a história do Brasil conhecendo os principais conflitos armados.

“Um povo que não conhece a sua história está condenado a repeti-la”. (Edmund Burke)

A frase do filósofo britânico, nunca esteve tão em evidência e a série Guerras do Brasil.doc mostra exatamente o quão pouco conhecemos do nosso passado, da formação da nossa sociedade, dos principais fatos que nos levaram ao hoje, das gambiarras que acompanham este país desde o seu descobrimento. E sobretudo, fatos que não ficaram no passado, conflitos que continuam mais vivos e intensos, há mais de 500 anos.

Cena | Guerras do Brasil.doc | Guerra do Paraguai

A série documental apontou 5 conflitos armados que marcaram a história do Brasil. A primeira temporada conta apenas com 5 episódios e pouco mais de 25 minutos cada, mas que poderia ter uma hora tranquilamente.

Muito além das aulas de história, o que foi o Massacre do paralelo 11, a participação de crianças na Guerra do Paraguai, o terço dos Henriques, a que ponto o acordo de Cucau e a invasão Holandesa no Nordeste contribuíram para a escrever a história da escravidão no Brasil. Como os conflitos armados deixaram marcas na nossa sociedade atual, e como alguns ainda estão vivos até hoje, é o caso da população indígena, massacrada desde os primórdios do descobrimento, quando o mapa da América Latina era composto somente por tribos, ao hoje, com a ameaça constante de perda de suas terras demarcadas.

Cena | Guerras do Brasil.doc | Mapa da América Latina em 1500

A surpresa de saber qual o episódio seguinte, me estimulou ainda mais a continuar assistindo a série, por isso não irei revelar o nome de todos os episódios, porque a sensação de descobrir qual será o próximo é muito boa. Mas posso dizer que faltou o Cangaço, e isso nos faz desejar ansiosamente por uma segunda temporada.

O ritmo da narrativa é intenso e te prende pela surpresa do desconhecimento dos fatos. A combinação visual, trilha sonora, e grandes revelações te prendem. Cada episódio é para ser apreciado, degustado com atenção, posteriormente digerido. Há fatos e dados que chocam.

Cena | Guerras do Brasil.doc | A Revolução de 30

A produção é impecável. Desde a escolha dos especialistas, que agregam com a visão de conhecedores de cada fato específico. A atenção a importância do lugar de fala, especialistas indígenas falando dos índios, especialistas negros, falando do regime escravocrata. Chama atenção também narrativa não linear, que mescla o passado, o presente, com animações e ilustrações produzidas especialmente para cada cena, além de documentos, simulações e imagens reais, por fim, o hoje, quais reflexos ainda são sentidos.

Cena | Guerras do Brasil.doc

Uma das principais estreias da Netflix neste mês, o documentário Guerras do Brasil.doc é um aulão de história para brasileiros de todas as idades redescobrirem o Brasil, conhecendo o seu passado, entendendo o presente, para quem sabe, se esforçar mais para que conflitos armados não interfiram novamente em nosso futuro. 

A produção do diretor brasileiro Luiz Bolognesi não é uma exclusividade da Netflix, a série também está disponível, e de graça, no site  do canal Curta!

A Coluna Território Livre é dedicada a análise de filmes e séries e outros entretenimentos. 

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe seu comentário