Audaz | Maurício Benvenutti

O livro Audaz, do escritor brasileiro Maurício Benvenutti, propõe uma reflexão sobre a construção de carreira, com cases de sucesso e novas perspectivas de práticas individuais e empresariais. Maurício Benvenutti é autor do best-seller Incansáveis.

Antigamente vivíamos sob a cultura de posse. Ter um carro, por exemplo, já foi extremamente importante, mas hoje essa cultura de posse está sendo substituída pela cultura do uso. Um exemplo interessante que evidencia essa mudança é a chegada de algumas empresas e serviços como a UBER, que trouxe além de comodidade, economia. Não precisamos nos preocupar com estacionamento, estressar com o trânsito, ter despesas com pneus, pagar impostos e manutenções em geral, tudo isso por um valor bem atraente.

E assim, nossa cultura vai se modificando. Foi assim durante a Revolução industrial, quando músculos, que antes eram a principal força de trabalho, foram substituídos por maquinas a vapor (era industrial). Com o advento da tecnologia, fronteiras foram abertas, transformando o escasso em acessível, cada vez mais inovadores. É o caso do WattsApp que revolucionou a comunicação sem ter, sequer, uma loja física, tudo no ambiente virtual.

A tecnologia dá acesso ao que é exclusivo, desmonetiza o que é caro e democratiza o que é restrito. Permitindo, cada vez mais, investir tarefas conceituais e criativas. Como profissionais vivemos a abundância de talento, como empresas, a concorrência cada vez maior.

Mas as mudanças não se limitam apenas ao meio, e exigem que os profissionais, não apenas acompanhem essas mudanças, como se adequem a elas, a uma velocidade ímpar. Estamos na era em que a todo momento temos que aprender. Separar percussores de seguidores, pioneiros de conformados. Adaptar (traduzir o que aprendeu em uma linguagem que as pessoas entendam) e ensinar (mostrando as pessoas o valor da informação não a quantidade da mesma). As mudanças estão ocorrendo mais localmente ou de forma linear, porém global e exponencial.

Para que possamos nos adaptar a este novo mundo, a essa nova era, temos que nos desapegar do modo tradicional de construir carreiras e negócios para desenvolver as necessidades exigidas pelo século XXI, que de acordo com o autor são:

  • Causar Impacto;
  • Olhar a próxima curva;
  • Questionar em vez de ter respostas prontas;
  • Fazer com as pessoas, em vez de para elas;
  • Ser diverso.

AUDAZ é um excelente livro para quem deseja uma nova perspectiva sobre competitividade, mercado de trabalho, futuro das profissões e os desafios de empreender nos dias atuais.

O livro é uma publicação Editora Gente.

Essa resenha é uma gentil contribuição da Alessandra Lima. Agradecemos a confiança!

No Resenhando você encontra resenhas de todos os gêneros literários.

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe seu comentário