Leitura na infância: Conheça a história da Júlia!

Já falamos aqui na coluna sobre a importância da leitura na infância. E essa semana venho trazer mais uma história de uma leitora voraz e que enche a mamãe de orgulho.

A Rose é a mãe da Júlia Luize, e após ler a minha coluna sobre incentivo à leitura  decidiu compartilhar conosco um texto lindo que sua filha escreveu sobre amor aos livros.

“Sou uma leitora voraz , tudo começou com uma nota ruim em produção de texto e minha mãe ficou “p” da vida. Ela e meu pai sempre liam para mim, mas eu não tinha imaginação e consequentemente não gostava de ler.

Então um dia peguei um livro “Vaquinha Mumu” e comecei a imaginar eu sendo aquela vaquinha esse foi um dos motivos para que eu começasse a ler, como minha escola era pública, na biblioteca tinha poucos livros e não podia pegar emprestado.

Com o tempo minha mãe comprou alguns livros, e na escola começou o projeto Ler é Viver do Gil Nogueira. Era 50 livros no bimestre aí eu comecei e não parei…

Li para o meu irmão assim como minha mãe e meu pai liam para mim.

No 5° ano mudei de escola fui para uma particular que tem uma biblioteca pequena mas cheia de livros. Quando fiz 11 anos pedi aos meus pais 11 livros e eles me deram. Fiquei muito feliz…

Ler é como viajar! Viajo nas palavras que viram mundos inesquecíveis. A leitura me cura… posso ser quem eu quiser e até viajar no tempo… Ler não dá sono… Ler dar sonhos.

A leitura se tornou parte da minha alma ..

E agradeço sempre pelos meus livros e pelo meus pais por terem me incentivado a ler.

Ano passado li 77 livros, esse ano estou no 18° e quero ler mais e mais!”


Esse texto lindo foi a Júlia Luize de 14 anos que escreveu aqui para a nossa coluna.

Por meio dele ela nos mostra a importância de incentivar nossos filhos a ler, mostra como a leitura pode ajudar nas tarefas da escola, no relacionamento com os irmãos, na imaginação e com certeza no futuro dos nossos pequenos e na contribuição de um mundo melhor.

Conversando com a mamãe Rose ela me disse que sempre a incentivou mostrando os avanços dos parentes e amigos que sempre leram muito e comprando livros, incentivamos a troca e o compartilhamento a fim de ela tenha mais possibilidades de ler.

Histórias assim merecem ser compartilhadas! Se você também tem uma história legal com seus filhos e que podem ser inspiração para outros famílias compartilha com a gente, será um prazer contar aqui no nosso espaço.

 A coluna LiteralMente,mae! é publicada quinzenalmente aos domingos. As opiniões e fatos não refletem necessariamente a opinião de todas as mães, mas sim a vivência da colunista.

Quer trocar experiências comigo? Envie e-mail para gabriela@literalmenteuai.com.br

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe seu comentário