Grupo Companhia das Letras cria fundo para ajudar pequenas livrarias
O Grupo Companhia das Letras anuncia a criação de um fundo de 400 mil reais para auxiliar as livrarias independentes que operam no mercado editorial brasileiro, duramente atingidas pela pandemia da covid-19.
O fundo destina-se exclusivamente ao auxílio na folha de pagamento dessas pequenas livrarias, para evitar o desemprego de muitos livreiros que dedicam a vida a uma das funções mais nobres que existem.
As regras do fundo foram discutidas com as livrarias pequenas de todo o país, que representam o elo mais fragilizado da cadeia, e oferecerão melhores condições de financiamento do que as apresentadas pelo mercado. A burocracia e a lentidão dos processos têm impedido às pequenas livrarias o acesso aos créditos oferecidos pelo governo federal e pelos grandes bancos.
Com a criação desse fundo, o Grupo Companhia das Letras – que já disponibilizou o CiaLog, para as entregas do e-commerce das livrarias pequenas, e um e-book gratuito orientando esses profissionais sobre como atuar nas vendas on-line, e ainda renegociou dívidas das pequenas e médias livrarias – dá mais um passo na direção do apoio às livrarias independentes, essenciais para a riqueza do ecossistema do livro.
O Grupo Companhia das Letras reafirma sua fé no livro em seus diferentes formatos e acredita que, sem as pequenas as livrarias, a diversidade de opinião em um país que oficialmente despreza sua produção cultural ficam seriamente comprometida.
Quer mais novidades do mundo literário, clique aqui!