Fliaraxá 2019 – Autores consagrados, palestras, workshops e gastronomia

Literatura, Leitura e Imaginação é o tema da 8º Festival Literário de Araxá – Fliaraxá. Toda a programação tem entrada gratuita.

O evento será realizado no Tauá Grande Hotel Termas de Araxá, entre os dias 19 e 23 de junho, coincidentemente no feriado de Corpus Christi.

Palestras, bate-papo e wokshops reunirão mais de cem autores nacionais e internacionais. Entre os convidados, estão Valter Hugo Mãe, José Eduardo Agualusa, Alice Ruiz, Ignácio de Loyola Brandão, Cristovão Tezza, Edney Silvestre, Luiz Ruffato, Marina Colasanti, Marco Lucchesi, Pedro Bandeira, Clóvis de Barros Filho, Conceição Evaristo e o ator Thiago Lacerda, que fará leituras.

Confira a programação clicando aqui

Homenagens:

  • O Patrono desta edição é o nosso mais importante escritor, Machado de Assis.
  • A Patrona Local será a escritora Maria Santos Teixeira (in memorian).
  • O escritor e jornalista Zuenir Ventura receberá homenagem especial no evento.
  • O escritor português Valter Hugo Mãe será homenageado

A curadoria do Fliaraxá é composta pelo criador do Festival, o gestor cultural Afonso Borges, pela historiadora e professora Heloisa Starling, o cientista político Sergio Abranches, a filósofa Marcia Tiburi e o educador Leo Cunha. Os curadores locais são os escritores Luiz Humberto França, Rafael Nolli e Rodrigo Feres.

Fliaraxá em números:

No ano passado o festival reuniu quase 30 mil pessoas, em quatro dias de evento, com a presença de 120 autores. Mais de 130 mil livros foram comercializados na livraria do Fliaraxá, em todas as edições.

2012: A primeira edição teve como tema “Juventude, Literatura e Experiência”, com a presença de 25 autores, reunindo 6 mil pessoas.

2013: A segunda edição teve como tema “A Viagem na Literatura”, recebeu 44 autores e público de 8 mil pessoas.

2014: O tema “Leitura para um Mundo Melhor”, somou 11 mil pessoas e presença de 40 autores.

2015: “Imagina o Livro, Imagina a Cidade” foi o tema da quarta edição que contou com 60 autores e 15 mil espectadores.

2016: A quinta edição falou sobre ” O Amor, a Leitura e as Diferenças”, alcançando cerca de 17 mil pessoas mil pessoas, registrando a presença de 70 convidados.

2017: A sexta edição do Fliaraxá marcou a mudança para o Tauá Grande Hotel de Araxá. Com o tema “Língua, Leitura e Utopia”, o Festival recebeu 25.776 pessoas, 80 autores, oferecendo 125 atividades.

2018: Mais de 27 mil pessoas, prestigiaram a sétima edição, que teve como tema “Alma, Leitura e Revolução” e contou com a presença de 120 autores.

Fique por dentro dos principais lançamentos literários. Clique aqui. 

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe seu comentário