Encontro Leia Mulheres | Foto: André Castro

5 Clubes de Leitura mineiros para conhecer em 2020

Os Clubes de Leitura são mais antigos do que se possa imaginar. E os seus benefícios se confudem fortemente com os de ler.  

Incentivar a literatura, criar uma rotina de leitura, experimentar novos gêneros literários e autores, conhecer novas pessoas e fazer amigos, são apenas algumas das prerrogativas de participar de um Clube de Leitura.

Famosos como Mark Zuckerberg, Oprah Winfrey, Emma Watson e Reese witherspoon são alguns dos adeptos dos Clubes de Leitura. Reesse, a propósito, tem aproveitado suas leituras para comprar direitos autorais e produzir adaptações. A mais recente é o anúncio da produção do best-seller, Um lugar bem longe daqui (Veja a crítica). Aqui no Brasil, o ator Antônio Fagundes compartilha suas impressões literárias no PodCast Clube do Livro.

Em uma época em que que praticamente tudo é feito virtualmente, os Clubes de Leitura, quebram um paradigma moderno, que é a exigência da presença puramente física em um ambiente cujo principal objetivo é conversar cara a cara (sem digitar), ou apenas observar o que está dito sobre a leitura. Interagir é uma consequência, algo bem raro em nosso meio.

Vivemos em um pais cujos índices de leitura são assustadores ruins, e não há, nenhuma movimentação das autoridades brasileiras em mudar esse cenário, pelo contrário, a falta de incentivo e investimento é cada vez menor. Isso, só reforça e fortalece a necessidade de promover e enaltecer os clubes de leitura que resistem firmemente (a maioria sem incentivo financeiro) e garantem a literatura viva.

Separamos 5 Clubes de Leitura de Belo Horizonte e região metropolitana para você conhecer e compartilhar suas leituras e bons momentos em 2020.

Clube do Livro BH:

É um dos maiores incentivadores da Literatura em Minas. Além dos encontros periódicos para apresentar novidades literárias, interagir, e reunir leitores, o Clube ainda mantém um grupo de Whatsapp para interação imediata entre os participantes, livros viajantes, escolhidos a dedo para sensibilizar os leitores e incentivar a leitura. Clique aqui para conhecer mais.

Clube do Livro de Neves:

Tem movimentado a cidade e tornando-a cada vez mais literária. Os primeiros encontros foram realizados em lanchonetes, nas casas dos membros do clube e em parques da cidade. Hoje, com local fixo e periodicidade definida, o clube cresceu e se consolidou como o principal evento literário da cidade. Saiba mais

Leia Mulheres BH:

É um braço do projeto mundial #readwomen2014 idealizado pela escritora Joanna Walsh em 2014. A ideia de privilegiar a literatura feita por mulheres fez tanto sucesso, que hoje, o projeto expandiu mundo afora. Com presença marcante em várias partes do Brasil, em BH, reúne mulheres e homens desde 2015. Mais de 50 livros foram lidos e debatidos. Acompanhe as novidades do Leia Mulheres clicando aqui.

Clube de Leitura do Belas:

Cada clube de leitura tem sua particularidade e preferências literárias, que acompanham o gosto dos seus frequentadores. No Clube de Leitura do Belas, a ideia é conhecer novas obras e dar oportunidade para autores que não estão na mídia. Saiba tudo sobre o clube clicando aqui.

Clube de Leitura das Minas:

Se reúne mensalmente no Centro de Referência da Juventude em Belo Horizonte para falar sobre literatura e discutir obras escritas apenas por mulheres. A participação no Clube de Leitura das Minas é sempre gratuita e conta com uma média de 10 participantes mensalmente. Os livros são escolhidos democraticamente por meio de enquete nas redes sociais. Não é necessário ter lido o livro para participar. Conheça.

Conhece algum Clube de Leitura em BH e região metropolitana? Queremos a contar essas histórias. Deixe um comentário aqui ou envie um e-mail para contato@literalmenteuai.com.br

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe seu comentário