Leia Mulheres – Rebecca Solnit

O projeto Leia Mulheres começou em 2014 quando a escritora Joanna Walsh propôs o projeto #readwomen2014 (#leiamulheres2014) para lermos mais escritoras. O projeto existe em várias cidades brasileiras e consiste em ler uma determinada obra escrita por uma mulher e depois bater um papo e discutir sobre o livro. O Leia Mulheres BH é um clube de leituras, um encontro descontraído para conversar sobre o livro.  A discussão é feita em círculo, com a participação de todos e rende ótimos debates. Não há presença da autora discutida.

Para o mês de janeiro, a obra escolhida é “Os homens explicam tudo para mim” da escritora americana Rebecca Solnit. A discussão será realizada no dia 24/1, às 19h30, no Sesc Palladium. É importante ficar atento as informações e regras na página do clube. O evento é gratuito, mas é necessário preencher um formulário disponibilizado uma semana antes do encontro. 

Sinopse da obra: Em seu ensaio icônico “Os Homens Explicam Tudo para Mim”, Rebecca Solnit foca seu olhar inquisitivo no tema dos direitos da mulher começando por nos contar um episódio cômico: um homem passou uma festa inteira falando de um livro que “ela deveria ler”, sem lhe dar chance de dizer que, na verdade, ela era a autora. A partir dessa situação, Rebecca vai debater o termo mansplaining, o fenômeno machista de homens assumirem que, independente do assunto, eles possuem mais conhecimento sobre o tema do que as mulheres, insistindo na explicação, quando muitas vezes a mulher tem mais domínio do que o próprio homem. Por meio dos seus melhores textos feministas, ensaios irônicos, indignados, poéticos e irrequietos, as diferentes manifestações de violência contra a mulher, que vão desde silenciamento à agressão física, violência e morte. Os Homens Explicam Tudo para Mim é uma exploração corajosa e incisiva de problemas que uma cultura patriarcal não reconhece, necessariamente, como problemas. Com graça e energia, e numa prosa belíssima e provocativa, Rebecca Solnit demonstra que é tanto uma figura fundamental do movimento feminista atual como uma pensadora radical e generosa.

Confirme sua presença na página do evento: http://bit.ly/2BrdsUY

Data: 24/1 (quarta-feira)

Horário: 19h30

Local: Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro).

Quer ficar por dentro dos eventos literários que acontecem em BH? Acesse a nossa Agenda

Anúncios

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe seu comentário