Cena do espetáculo Viramundo: uma ópera contemporânea

Conheça Viramundo: uma ópera contemporânea

A Fundação Clóvis Salgado (FCS) e o Instituto Unimed-BH apresentam ao público o espetáculo Viramundo: uma ópera contemporânea. Inspirado na obra O Grande Mentecapto de Fernando Sabino, lançado em 1979, e reconhecido como um dos grandes romances da nossa literatura.

A concepção do projeto tinha um objetivo claro e com grande importância cultural, desenvolver uma tradição operística genuinamente brasileira e conectada com a atualidade.  A obra ganhou vida através da parceria da FCS com nomes consagrados da música, da literatura e do teatro, além de pesquisadores e jornalistas.

O espetáculo é formado por cinco breves óperas e conta com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, o Coral Lírico de Minas Gerais e solistas convidados.

As apresentações ocorrerão nos dias 21 e 22 de dezembro, às 20h, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes. Os ingressos custam de R$ 25,00 (meia) a R$ 50,00 (inteira) e estão à venda no site Eventim. Também é possível comprar presencialmente na bilheteria do Palácio das Artes.

Este projeto começou a dar os primeiros passos durante o Ateliê de Criação: Dramaturgia e Processos Criativos da Academia de Ópera, realizado pela Temporada de Ópera On-line em 2021. O resultado foram libretos, textos em português, e composições musicais que se transformaram neste espetáculo.

Ficha técnica

Direção Musical e Regência: Gabriel Rhein-Schirato

Direção e Concepção Cênica / Encenação: Rita Clemente

Assistente de Direção: Ronaldo Zero

Curadoria: Livia Sabag e Gabriel Rhein-Schirato

Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

Coral Lírico de Minas Gerais

Solistas convidados

Cenário: Miriam Menezes

Figurinos: Sayonara Lopes

Mais novidades do mundo literário, continue navegando

 

 

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *