Preparar as crianças para o Natal é ensinar para vida 

Quando as estrelas anunciam a proximidade do Natal, sabemos que é hora de nos preparar para essa época e viver essa data tão especial. Depois de ser mãe, a preparação não é apenas nossa, é hora de preparar nossos filhos e mostrar que o Natal não é só presente de Papai Noel.

Cada um com sua fé e suas crenças fazem a sua maneira. Independente da forma, o importante é semear o bem e abrir o coração para o nascimento de Jesus dentro de nós.

Desde que eu era pequena me lembro da minha mãe enfeitando a casa, montando presépios e de todos nós indo para a novena de Natal. 

Os anos passaram, mas as tradições continuam. Agora que eu já tenho a minha casa e já sou mãe, faço questão de seguir com os mesmos rituais que, de maneira singela,  sempre me ensinaram tanto, e agora estão ensinando a Maria. 

A novena de Natal é tradição entre a minha família e a vizinhança da minha rua desde que nasci. Sempre amei participar e preparar meu coração para viver o momento. Mas confesso que depois que tive a Maria é que percebo ainda mais como ela é importante para nos ensinar sobre vida.

Durante a novena, as crianças se reúnem e juntas aprendem um pouco mais sobre a linda história de Jesus, Maria e José! Uma história de confiança em Deus!

Desde cedo eles aprendem a louvar a Deus e cantar para Jesus.

Eles aprendem pelo exemplo a ajudar ao próximo, seja no “gesto concreto”, que é a ajuda que as pessoas dão a alguém que está necessitado, ou seja no momento das preces, que eles são estimulados também pelo exemplo a pedir por alguém, e sempre demonstram a preocupação com os outros.

Esse ano as meninas pequenas pediram para uma das amigas que estava doente e para a outra ir bem na prova de recuperação e passar de ano. Olhando de fora parece um pedido simples, mas demonstra a preocupação com o outro e isso é essencial para a vida.

Elas aprendem a receber as pessoas e estarem sempre com as portas de casa abertas para Jesus. Como a novena acontece cada dia na casa de uma pessoa diferente, as crianças da casa ficam sempre empolgadas quando é na própria casa.

Neste ano, a Maria ficou o dia ansiosa esperando a hora de rezar na sua casa e mostrou como se preocupava em receber bem a pessoas. 

Logo depois de acordar ela me pediu um pano e saiu passando pelos móveis dizendo que tinha que limpar porque as pessoas iam ir rezar na sua casa. 

É lindo ver o comprometimento e o desenvolvimento em cada atitude, cada  trecho que eles leem e em cada agradecimento que fazem a Deus pela sua vida.

Não sabemos como será o futuro, mas certamente ao ensinar sobre Deus ainda na infância é a maior oportunidade de ensinar nossos filhos para a vida.

Preparar para o Natal é mostrar para as crianças a importância de se preocupar com próximo, de confiar em Deus.

Veja mais histórias e aprendizados de mães clicando aqui. 

A coluna LiteralMente,mae! é publicada quinzenalmente aos domingos. As opiniões e fatos não refletem necessariamente a opinião de todas as mães, mas sim a vivência da colunista.

Quer trocar experiências comigo? Envie e-mail para gabriela@literalmenteuai.com.br

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe seu comentário