Leia Mulheres BH discute “O que é lugar de fala” da escritora brasileira Djamila Ribeiro

Quer uma ótima oportunidade para ler? Pois bem, conheça então o Leia Mulheres BH, projeto que reúne leitores para um bate-papo especial sobre livros escritos apenas por mulheres.

O projeto Leia Mulheres começou em 2014 quando a escritora Joanna Walsh propôs o projeto #readwomen2014 (#leiamulheres2014) para lermos mais escritoras. O projeto existe em várias cidades brasileiras e consiste em ler uma determinada obra escrita por uma mulher e depois bater um papo e discutir sobre o livro. O Leia Mulheres BH é um clube de leituras, um encontro descontraído para conversar sobre o livro.  A discussão é feita em círculo, com a participação de todos. Não há presença da autora discutida. O evento é gratuito. 

Para o mês de fevereiro o livro escolhido foi “O que é lugar de fala” da escritora brasileira Djamila Ribeiro.

Sinopse:

Muito tem se falado ultimamente sobre o conceito de lugar de fala e muitas polêmicas acerca do tema têm surgido. Fazendo o questionamento de quem tem direito à voz numa sociedade que tem como norma a branquitude, masculinidade e heterossexualidade, o conceito se faz importante para desestabilizar as normas vigentes e trazer a importância de se pensar no rompimento de uma voz única com o objetivo de propiciar uma multiplicidade de vozes. Partindo de obras de feministas negras como Patricia Hill Collins, Grada Kilomba, Lélia Gonzalez, Luiza Bairros, Sueli Carneiro, o livro aborda, pela perspectiva do feminismo negro, a urgência pela quebra dos silêncios instituídos explicando didaticamente o que é conceito ao mesmo tempo em que traz ao conhecimento do público produções intelectuais de mulheres negras ao longo da história. 

Confirme sua presença na página do evento: http://bit.ly/2EpTeQw 

Data: 21/02 (quarta-feira)

Horário: 19h30

Local: Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro).

Quer ficar por dentro dos eventos literários que acontecem em BH? Acesse a nossa Agenda

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe seu comentário