Divulgação

Laurentino Gomes lança livro em BH

Sempre Um Papo lança Escravidão, novo livro de Laurentino Gomes 

O jornalista e escritor Laurentino Gomes, seis vezes ganhador do Prêmio Jabuti,  vem a Belo Horizonte para falar no Sempre Um Papo sobre o primeiro volume de sua nova trilogia de livros-reportagens, “Escravidão – do Primeiro Leilão de Cativos em Portugal Até a Morte de Zumbi dos Palmares” (Globo Livros).

O evento será no dia 9 de outubro, quarta-feira, às 19h30, no Teatro Sesiminas – Rua Padre Marinho, 60, Santa Efigênia – , com entrada gratuita. 

Escravidão – do Primeiro Leilão de Cativos em Portugal Até a Morte de Zumbi dos Palmares é o resultado de 6 anos de pesquisas, que incluíram viagens por 12 países e 3 continentes.

O Brasil recebeu cerca de 5 milhões de cativos africanos, 40% do total de 12,5 milhões embarcados para a América ao longo de três séculos e meio. Como resultado, o país tem hoje a maior população negra do planeta, com exceção apenas da Nigéria. Foi também, entre os países do Novo Mundo, o que mais tempo resistiu a acabar com o tráfico de pessoas e o último a abolir o cativeiro, por meio da Lei Áurea de 1888 — quatro anos depois de Porto Rico e dois depois de Cuba. 

Sobre o autor: Paranaense de Maringá, Laurentino Gomes é ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura com os livros “1808”, sobre a fuga da corte portuguesa de D. João VI para o Rio de Janeiro, e “1822”, sobre a Independência do Brasil. Sua obra também foi eleita o Melhor Ensaio de 2008 pela Academia Brasileira de Letras.

Data: 9 de outubro 2019

Horário: 19h30

Local: Teatro Sesiminas – Rua Padre Marinho, 60, Santa Efigênia.

Mais sobre agenda de eventos do Sempre um Papo clique aqui.

Clique aqui e confira os melhores eventos literários de BH.

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe seu comentário