Isabelle Anchieta

Isabelle Anchieta

A socióloga Isabelle Anchieta, por meio de um debate, fará o lançamento da trilogia sobre as “Imagens da Mulher no Ocidente Moderno” (Edusp). Fruto de oito anos de pesquisa, a obra revela as ambiguidades e estereótipos da representação feminina. O evento conta com a participação da jornalista Mônica Waldvogel.

O debate irá acontecer no dia 12 de março, quinta-feira, às 19h30, na sala Juvenal Dias do Palácio das Artes, com entrada gratuita.  Além disso, haverá tradução em Libras e os organizadores pedem  a doação de livros literários novos ou usados para o projeto de bibliotecas comunitárias do Sempre Um Papo.

Sobre a obra:

Ao longo de oito anos, Isabelle Anchieta mergulhou em uma intensa pesquisa teórica e de campo, na qual se debruçou por pinturas, esculturas, panfletos noticiosos e filmes dos arquivos de bibliotecas da Alemanha e Suíça, museus da Europa e até dos estúdios de Hollywood.

“Elegi as imagens da mulher por ser ambíguas personagens que atraem, em torno de si, os mais contraditórios sentimentos sociais. Mulheres que nem sempre foram vítimas de suas representações. Conformadas em temíveis e atrativas imagens elas também souberam fazer uso e proveito do fascínio que provocaram, invertendo os jogos de poder”, explica a autora.

Composta por três volumes, a obra de Isabelle Anchieta fundamenta e até se confunde com o início da cultura ocidental moderna. Todavia, seu recorte temporal e geográfico é o Ocidente moderno. Entre as diversas imagens femininas, a socióloga priorizou aquelas que se popularizaram no Ocidente por meio de estereótipos: a bruxa, a índia tupinambá canibal, Maria, Maria Madalena e as estrelas hollywoodianas.

Sobre Isabelle Anchieta:

Isabelle Anchieta é doutora em Sociologia pela USP, mestre em Comunicação Social pela UFMG, recebeu prêmio internacional como Jovem Socióloga Brasileira concedido pela Associação Internacional de Sociologia, com apoio da UNESCO. Distinção Acadêmica pela USP e prêmio como professora de Jornalismo Cultural pelo Rumos Itaú Cultural. É atualmente colaboradora do Estado da Arte do jornal Estadão.

Programe-se e prestigie!

Data: 12 de março 2020
Horário: quinta-feira 19h30
Local: Juvenal Dias do Palácio das Artes

Mais novidades do mundo literário, clique aqui

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe seu comentário