RATCHED

Eu, geralmente, tenho um roteiro pré-estabelecido ao escrever uma crítica de filme ou série, mas com Ratched será totalmente diferente. Usualmente gosto de começar o texto com um resumo da história e ficha técnica da obra. Entretanto, caro leitor, se me permite, gostaria de enaltecer a fotografia espetacular dessa série disponível na Netflix.

O contraste de cores e profundidade de campo das cenas é realmente espetacular. Além disso, você ficará preso em um enredo contagiante e uma protagonista enigmática. 

Como Ratched se passa na década de 1940, os figurinos e cenários também são provocativos. Além disso, tanto os figurinos quanto os objetos possuem cores fortes trazendo toda a peculiaridade daquela época bem distante do digital.

 

 

Sobre a obra

Enfim, vamos à história. Em um período onde amar alguém do mesmo sexo é considerado patologia, temos como plano de fundo um hospital psiquiátrico.

Ratched, criada por Ryan Murphy e Evan Romansky, é uma série que se passa antes dos acontecimentos do filme Um Estranho no Ninho, de 1975, dirigido por Miloš Forman. No entanto, a premissa foca na história da enfermeira sádica Mildred Ratched (Sarah Paulson), que na trama atual parece ser muito mais perversa. 

Além disso, ao longo da trama nos deparamos com estranhas escolhas da protagonista, que nos fazem questionar a todo momento, principalmente nos primeiros episódios, se Mildred é a vilã ou a mocinha.

A série é visualmente agradável, uma vez que conta com todo o talento de Ryan Murphy, que deixa a sua assinatura em cada obra que participa. Essa estética característica pode ser vista em American Horror Story, Pose, The Politician, Hollywood e Scream Queens, por exemplo.

Divulgação Netflix

Ryan Murphy já revelou que está planejando quatro temporadas de Ratched, com a última fazendo conexão ao filme, trazendo McMurphy para a vida da enfermeira e dando início a todos os conflitos vistos no filme. Essa conexão com o material de 1975 também é feito com a participação de Michael Douglas, que entrou na série como produtor executivo por também ter sido o produtor de O Estranho no Ninho.

O enredo

Ratched se passa em 1947, enquanto a jovem enfermeira Mildred Ratched (Sarah Paulson) iniciava sua carreira profissional no sistema de saúde mental. Por trás de uma estética de profissional perfeita, a protagonista esconde um objetivo obscuro ao conseguir um emprego no hospital psiquiátrico de Lucia. 

Categorizada como uma série de drama, Ratched também flerta com o suspense e terror. Apesar de ser uma série ficcional, a obra mostra procedimentos psiquiátricos que eram realidade na época. Como é o caso da lobotomia, e técnicas de tortura usadas como “tratamento” para a homossexualidade, considerada doença e um grande tabu.

Elenco e produçãoRatched estreia com um grande elenco.  Sarah Paulson que carrega em seu currículo filmes como 12 Anos de Escravidão, Birdbox, Oito Mulheres e Um Segredo, Carol, O Pintassilgo, além de séries como American Horror Story, Jack and Jill, American Crime Story, Desperate Housewives, entre outros.

Também estão na série Sharon Stone, há anos renomada em Hollywood, como a personagem Lenore Osgood, Cynthia Nixon, mais conhecida por Sex and The City, como Gwendolyn Briggs, e Brandon Flynn, de 13 Reasons Why, como Henry Osgood.

Divulgação Netflix

Fazem parte de Ratched também Amanda Plummer como Louise, Finn Wittrock como Edmund Tolleson, Judy Davis como a enfermeira Betsy Bucket, Alice Englert como Dolly, Corey Stoll como Charles Wainwright, entre muitos outros.

Junto a Ryan Murphy está Evan Romansky, criador do roteiro que com apenas 30 anos está dando os primeiros passos para uma carreira promissora. A direção tem a participação de Murphy nos dois primeiros episódios da primeira temporada, passando o bastão depois para Nelson Cragg, que trabalhou com o criador da série em Pose e American Horror Story. Entre os diretores estão também Michael Uppendahl, Jennifer Lynch, Daniel Minahan e Jessica Yu.

Recomendo essa série para aqueles com estômago forte e gostos peculiares.

No Resenhando você encontra resenhas de todos os gêneros literários.

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe seu comentário