Palestra “Achilles Vivacqua: 90 Anos da Publicação de Serenidade”

Academia Mineira de Letras convida para a palestra “Achilles Vivacqua: 90 anos publicação de Serenidade”

A palestra “Achilles Vivacqua: 90 anos da publicação de ‘Serenidade” será apresentada pela Juliana Cristina de Carvalho, mestre em Estudos Literários pela UFMG e doutoranda em Literaturas de Língua Portuguesa na PUC Minas. O evento gratuito será realizado no dia 29/5 (terça-feira), a partir das 19h30, na Academia Mineira de Letras.

Juliana se dedica aos estudos da obra de Achilles Vivacqua, inclusive sua dissertação de mestrado intitulada “O modernismo em Belo Horizonte: a contribuição de Achilles Vivacqua” foi defendida em 2014 e já é referência para os estudos do autor.

Para quem não conhece, Achilles Vivacqua foi um poeta e escritor modernista. Nasceu em Muniz Freire, no Espírito Santo, e mudou-se com a família para Belo Horizonte em 1920. Apesar da saúde frágil, o jovem Achilles participou efetivamente da cena literária da cidade e, com o passar do tempo, a sua residência se consolidou como um importante espaço cultural. O Salão Vivacqua, como o solar ficou conhecido, sediou encontros intelectuais frequentados por grandes nomes, como Carlos Drummond de Andrade e Pedro Nava.

Por meio de uma escrita versátil, Achilles Vivacqua escreveu poemas, contos, crônicas de moda, ensaios, resenhas críticas nas páginas dos principais jornais e revistas de Minas e de outros estados. Em 1928, publicou seu único livro, por edição própria. Trata-se de “Serenidade”, obra composta por poemas curtos.

A palestra na Academia vai apresentar o autor, discutir a leitura poética de “Serenidade” e o contexto literário em que a poesia de Achilles Vivacqua se insere, bem como sua relevância no modernismo mineiro e brasileiro.

Data: 29/5 (terça-feira)

Horário: 19h30

Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466 – Lourdes)

Quer ficar por dentro dos eventos literários que acontecem em BH? Acesse a nossa Agenda

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe seu comentário