Leia Mulheres BH discute “”A amiga genial”, da escritora Elena Ferrante

O Leia Mulheres BH reúne leitores para um bate-papo especial sobre livros escritos apenas por mulheres. Para o mês de março o livro escolhido é o “A amiga genial” da escritora Elena Ferrante. O livro faz parte da série “Napolitana”, formada por quatro romances que acompanham a história de quatro amigas ao longo de suas vidas. “A amiga genial” é o primeiro livro da série.  Lembramos que há um mistério sobre a real identidade da autora, e até hoje não se sabe ao certo quem seria ela. 

A ideia do Leia Mulheres é discutir a história do livro em questão e outros temas relacionados as mulheres.  

Sinopse: É narrado pela personagem Elena Greco e cobre da infância aos 16 anos. As meninas se conhecem em uma vizinhança pobre de Nápoles, na década de 1950. Elena, a menina mais inteligente da turma, tem sua vida transformada quando a família do sapateiro Cerullo chega ao bairro e Raffaella, uma criança magra, mal comportada e selvagem, se torna o centro das atenções. Essa menina, tão diferente de Elena, exerce uma atração irresistível sobre ela. As duas se unem, competem, brigam, fazem planos. Em um bairro marcado pela violência, pelos gritos e agressões dos adultos e pelo o medo constante, as meninas sonham com um futuro melhor. Ir embora, conhecer o mundo, escrever livros. Os estudos parecem a melhor opção para que as duas não terminem como suas mães entristecidas pela pobreza, cansadas, cheias de filhos. No entanto, quando as duas terminam a quinta série, a família Greco decide apoiar os estudos de Elena, enquanto os Cerrulo não investem na educação de Raffaella.

As duas seguem caminhos diferentes. Elena se dedica à escola e Raffaella se une ao irmão Rino para convencer seu pai a modernizar sua loja. Com a chegada da adolescência, as duas começam a chamar a atenção dos rapazes da vizinhança. Outras preocupações tornam-se parte da rotina: ser reconhecida pela beleza, conseguir um namorado, manter-se virgem até encontrar um bom candidato a marido. 
Mais que um romance sobre a intensidade e complexa dinâmica da amizade feminina, Ferrante aborda as mudanças na Itália no pós-guerra e as transformações pelas quais as vidas das mulheres passaram durante a segunda metade do século XX. Sua prosa clara e fluída evoca o sentimento de descoberta que povoa a infância e cria uma tensão que captura o leitor.

Sobre o projeto: O projeto Leia Mulheres começou em 2014 quando a escritora Joanna Walsh propôs o projeto #readwomen2014 (#leiamulheres2014) para lermos mais escritoras. O projeto existe em várias cidades brasileiras e consiste em ler uma determinada obra escrita por uma mulher e depois bater um papo e discutir sobre o livro. O Leia Mulheres BH é um clube de leituras, um encontro descontraído para conversar sobre o livro.  A discussão é feita em círculo, com a participação de todos. Não há presença da autora discutida. O evento é gratuito. 

Confirme sua presença na página do evento: http://bit.ly/2HxVu5Y

Data: 21/03 (quarta-feira)

Horário: 19h30

Local: Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro).

Quer ficar por dentro dos eventos literários que acontecem em BH? Acesse a nossa Agenda

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe seu comentário