Paiol literário: Itaú Cultural lança novos podcasts literários

A partir de abril, em parceria com o Jornal Rascunho, de Curitiba, o Itaú Cultural lança o Paiol Literário, podcast entrevistas com autores e críticos captadas desde 2006 pelo projeto Paiol Literário.

O primeiro episódio sai no dia 22 de abril, com a jornalista, professora, pintora e escritora Ana Maria Machado. Antes disso, outros programas literários da organização, já conhecidos, como Escritores-Leitores e Mekukradjá, são encontrados no seu site neste formato, com novos episódios disponibilizados uma vez por semana.

Paiol Literário

Desenvolvido pelo jornalista e escritor Rogério Pereira, criador do Jornal Rascunho, o Paiol Literário levou aos leitores dezenas de nomes da literatura brasileira, que agora em parceria com o Itaú Cultural, são transformados em podcasts.

A primeira temporada da série conta com 14 episódios, lançados todas as quartas-feiras e sextas-feiras, a contar de 22 de abril com Ana Maria Machado, que inaugura a série.

24/4 – Silviano Santiago.

29/4 – Bernardo Carvalho

1/5 – Livia Garcia- Roza

6/5 – Rubens Figueiredo

8/5 – Marina Colasanti

13/5 – Luiz Antonio de Assis Brasil

15/5 – Luci Collin

20/5 – Cristovão Tezza

22/5 – Marçal Aquino

Ao todo, serão 49 entrevistas. Algumas farão parte da temporada Homenageados, destinada a autores que foram entrevistados antes de sua morte.

Escritores-Leitores

Podcast que apresenta escritores no papel de leitor, falando sobre seus personagens preferidos, e como autores, contando como criam os personagens de sua literatura.

No site do Itaú Cultural, já estão disponíveis duas temporadas com 10 episódios cada: Conceição Evaristo, Milton Hatoum, Evandro Affonso Ferreira, Luiz Ruffato, Adriana Lunardi, Bernardo Carvalho, Raimundo Carrero, Ricardo Azevedo, Cíntia Moscovich, João Silvério Trevisan, Márcio Souza, Sérgio Sant’Anna, Marçal Aquino, Ivana Arruda Leite, Eva Furnari, Índigo, Paloma Vidal, João Gilberto Noll, Ana Maria Gonçalves e Cristovão Tezza.

Os episódios são postados todas às quartas-feiras. Os seguintes são dos autores Maria José Silveira, no dia 2 de abril; Ignácio de Loyola Brandão, no dia 9; Ivan Angelo, no dia 16; Eliane Brum, no dia 23; e Carola Saavedra, no dia 30.

Mekukradjá

Apresentado por Daniel Munduruku, Mekukradjá, enfoca as vivências e as preocupações sociais, culturais, políticas e artísticas dos vários povos indígenas do Brasil. “Não há como falar em arte indígena contemporânea sem falar dos indígenas, sem falar do direito à vida e à terra”, é o que afirma o artista, escritor e produtor cultural do povo Makuxi do estado de Roraima, Jaider Esbell.

No dia 6 de abril, o episódio é com o escritor Luciano Ariabo Kezo, da etnia Umutina. No site do Itaú Cultural, é possível acessar três temporadas, as duas primeiras com 10 áudios, e a terceira com sete.

Itaú Cultural digital

Neste período de suspensão de atividades presenciais em sua sede, o Itaú Cultural está ampliando a produção de conteúdo para diversos públicos, como podcasts, cursos de EAD e vídeos, no site e redes sociais da instituição e na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Para acessar: www.itaucultural.org.br

SERVIÇO:

Lançamento Paiol Literário

Temporada 1 (14 episódios) – 10 primeiros:

Abril

Dia 22: Ana Maria Machado

Dia 24: Silviano Santiago

Dia 29: Bernardo Carvalho

Maio

Dia 1: Livia Garcia- Roza

Dia 6: Rubens Figueiredo

Dia 8: Marina Colasanti

Dia 13: Luiz Antonio de Assis Brasil

Dia 15: Luci Collin

Dia 20: Cristovão Tezza

Dia 22: Marçal Aquino

Disponível em: www.itaucultural.org.br

Escritores-Leitores

Março

Dia 26: Ronaldo Correia de Brito

Abril

Dia 2: Maria José Silveira

Dia 9: Ignácio de Loyola Brandão

Dia 16: Ivan Angelo

Dia 23: Eliane Brum

Dia 30: Carola Saavedra

Disponível em: https://www.itaucultural.org.br/escritores-leitores

Mekukradjá

Dia 30 de março: Jaider Esbell

Dia 6 de abril: Luciano Ariabo Kezo

Disponível em: https://www.itaucultural.org.br/mekukradja

Quer mais novidades do mundo literário, clique aqui

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe seu comentário