Estreia no cinema: ensaísta e poeta mineiro Affonso Ávila vira documentário em obra dirigida por Eleonora Santa Rosa
Eleonora Santa Rosa, gestora, produtora e ex-secretária de Cultura de MG, faz sua estreia nos cinemas. Através de suas mãos, a obra do ensaísta e poeta mineiro Affonso Ávila vira documentário. Segundo a diretora, o projeto começou em 2010 e, depois de um longo processo, o público vai conferir Cristina 1300 – Affonso Ávila – Homem ao termo. A estreia acontece amanhã, 22 de agosto, no Cinema do Centro Cultural Unimed-BH Minas, às 20 horas.
Com gravações realizadas no apartamento do autor em Belo Horizonte, na rua Cristina, 1.300, no bairro Santo Antônio, o documentário faz o público mergulhar na poesia construtivista, experimental, crítica e singular de Affonso. Um trabalho essencial, porque o autor, segundo Santa Rosa, apesar da grande importância para a literatura brasileira, é mais conhecido entre seus pares.
Affonso Ávila teve uma carreira reconhecida e muito respeitada como ensaísta e pesquisador do barroco, especialmente o mineiro, e apesar de ser um dos maiores poetas do país, sua produção poética ainda continua restrita ao consumo dos seus pares. Senti-me, sobretudo após seu falecimento, na obrigação de dar tratamento e vazão ao material gravado, inédito, de grande significado para a compreensão de sua trajetória poética
O documentário utiliza imagem e som para apresentar a obra do autor. Não perca a oportunidade de conhecer esse grande escritor mineiro. Amanhã na estreia, depois da exibição, o público poderá participar de um bate-papo com Eleonora Santa Rosa e convidados. Marque na agenda!
Mais novidades do mundo literário, continue navegando!