A Cinco Passo de Você

A Cinco Passos de Você: Romance com Cole Sprouse, de Riverdale, arranca suspiros e lágrimas

O drama baseado no livro A Cinco Passos de Você chega oficialmente às salas de cinemas brasileiras dia 21 de março

Dois adolescentes portadores de uma doença grave se conhecem durante o tratamento e se apaixonam. Parece familiar essa história, não é mesmo?! Mas esse texto não é sobre A Culpa é das Estrelas. O livro A Cinco Passos de Você promete ser o novo fenômeno da literatura depois da obra de John Green, já que o título se tornou best-seller do New York Times com poucas semanas de lançamento nos EUA.

A Cinco Passos de Você é o primeiro romance de Rachael Lippincott, ao lado dos roteiristas Mikki Daughtry e Tobias Iocanis. O livro chegou ao Brasil em janeiro deste ano, pela editora Globo Alt, praticamente junto com a divulgação do filme. Possui 288 páginas e tem uma capa muito linda, acompanhada também da capa do filme.

A trama conta a história de Stella Grant, uma adolescente extremamente inteligente e organizada, que segue uma rotina impecável com listas de tarefas para virginiano nenhum botar defeito. Ela ainda mantém um cronograma com os inúmeros remédios que precisa tomar durante o dia para controlar a fibrose cística (FC), uma doença crônica que impede que seus pulmões funcionem como deveriam.

Suas prioridades são manter seus pais felizes e conseguir um transplante. Mas para conseguir novos pulmões, ela precisa seguir seu tratamento à risca e eliminar qualquer risco de infecção, o que significa que não pode ficar a menos que dois metros de distância de outros pacientes com a doença.

Stella frequenta o mesmo hospital desde criança, o St. Grace, no qual se tornou sua segunda casa. Ela conhece todos os locais do hospital, e também foi lá que ela conheceu Poe, seu melhor amigo, um colombiano gay, que adora cozinhar e vive terminando com os namorados, além de Camila e Mya, que frequentam a mesma escola que ela e sempre a visitam. Mas com Poe é diferente. Por ele também ter a mesma doença, eles podem conversar sobre coisas que uma pessoa comum não entende.

“Essa tem sido a minha casa longe de casa desde que eu tinha seis anos, então geralmente não ligo de vir pra cá. Faço meus tratamentos, tomo meus remédios, bebo o equivalente ao meu peso em milk-shakes, vejo Barb e Julie e vou embora até a próxima crise. Simples assim. Mas dessa vez estou ansiosa, inquieta. Por que agora, em vez de simplesmente querer ficar saudável, eu preciso ficar saudável. Pelo bem dos meus pais.” (pág. 14)

Stella está de volta ao hospital por conta de uma infecção na garganta. Isso faz com que ela perca a viagem de formatura do ensino médio, o que a deixa bastante chateada. Ela passa os dias organizando o que aparecer pela frente, se divertindo na medida do possível com Poe e gravando vídeos para o seu canal sobre fibrose cística no Youtube. Tudo parecia bem dentro da rotina que a jovem conhece, até a chegada de um novo paciente ao hospital, o que desperta a curiosidade de Stella.

Will Newman está prestes  a completar 18 anos e também é portador da FC. Mas o caso dele é bem mais delicado do que de Stella e Poe, pois ele foi diagnosticado com uma bactéria extremamente resistente a antibióticos, a B. Cepacia, que é praticamente a sentença de morte de quem tem fibrose cística, o que o faz, inclusive, sair da lista de transplantes. A mãe de Will é rica e tem arrastado o jovem por diversos hospitais ao redor do mundo tentando eliminar a bactéria.

O jovem não dá a mínima para o tratamento experimental e não aguenta mais a pressão de sua mãe para que melhore. A única coisa que ele deseja é ficar maior de idade e finalmente se livrar das máquinas e hospitais, usando o pouco de vida que ainda lhe resta para conhecer o mundo. Bom, isso até conhecer Stella.

O encontro dos dois não foge muito do romance adolescente clichê. Eles se detestam no início, mas se sentem atraídos um pelo outro. E, de acordo que vão se conhecendo melhor, também vão se apaixonando. E é aí que está o grande problema. Diferente de outros romances famosos da literatura, eles não podem se tocar. Precisam ficar a pelo menos dois metros, ou seis passos de distância um do outro. Um beijo entre os dois poderia ser o fim para a moça.

“Com uma simples tosse ou um mero toque, posso arruinar a vida de Stella. Ou arruinar qualquer chance que ela tenha de receber novos pulmões. Posso fazer mal à Stella […] Só de pensar nessas possibilidades, sinto meu corpo todo doer. É pior do que todas as cirurgias, as infecções, ou acordar de manhã sem conseguir respirar direito. Até pior do que a dor de estar no mesmo quarto que Stella e não poder tocá-la. Morte. É isso que eu sou para Stella. A única coisa pior do que não poder ficar com ela ou perto dela seria viver num mundo sem ela. Principalmente se fosse por minha culpa.” (pág. 150)

Mas Stella está cansada de perder tudo para a doença e não quer ficar longe do Will. Então ela decide roubar ao menos uma coisa para si: um passo. E oferece a Will cinco passos de distância, e continuam tomando todos os cuidados necessários para que a bactéria não seja transmitida, ou seja, sem nenhum toque.

Os capítulos do livro são divididos entre a narração de Stella e Will, onde podemos acompanhar a felicidade e o sofrimento de cada um. É uma história carregada de drama que faz você pensar em como pode ter sorte na vida ao ver esses adolescentes confinados em hospitais quase o tempo todo sem poderem ao menos abraçar um amigo que está triste, como Stella e Poe.

O relacionamento de Stella e Will é o clássico primeiro amor, o que faz com que a história seja um pouco mais do mesmo que a gente sempre acompanha. Temos até dois “vilões” na história. Um deles é a enfermeira Barb, que faz de tudo para manter o casal separado, e o segundo é a doença, claro. Porque mesmo tendo ciência da seriedade da situação, torcemos para que os dois fiquem juntos. Afinal, é possível amar alguém que você nunca poderá tocar?

A Adaptação

A divulgação da adaptação literária de A Cinco Passos de Você começou no final do ano passado, antes mesmo do livro chegar ao Brasil. Deixando os fãs eufóricos para conhecerem finalmente a história que traz Cole Sprouse, o Jughead, da série Riverdale, e Haley Lu Richardson, de Fragmentado, como os personagens Stella e Will.

Confira o trailer:

Adaptar uma obra literária em um longa-metragem não é uma tarefa fácil. Há os que se decepcionam muito com o filme, e também aqueles em que preferem a produção cinematográfica, por terem tomados rumos diferentes da história no livro. O que não é o caso de A Cinco Passos de Você.

O longa, com direção de Justin Baldoni (conhecido por seu papel em Jane, a Virgem) e distribuição da Paris Filmes, segue à risca a narrativa do livro. Deixando de lado apenas os conflitos entre os pais de Stellla, e entre Will e sua mãe.

O drama juvenil aborda a paixão instantânea entre os dois e os problemas de saúde que impedem que eles se aproximem. Stella ainda tenta ajudar Will, que se recusa a seguir seus tratamentos médicos da forma correta.

Paris filmes/Divulgação

Cole Sprouse na pele de Will Newman encantou o público que já era fã do ator assim que as primeiras imagens do filme foram divulgadas. Ele consegue dar vida ao personagem literário de forma mais que satisfatória, ajustando a dose de humor necessária e trazendo para a tela os olhares sofridos e intensos que troca com Stella.

Já Haley Lu Richardson dá vida a uma Stella divertida e louca por organização, que consegue preencher todas as características e ir além do livro. A atuação de Richardson, inclusive, consegue criar aquele nó na garganta com as cenas de sofrimento, levando a maioria do público a cair no choro durante a exibição do filme.

O elenco em si não decepciona. O amigo de Stella, Poe, interpretado por Moises Arias (Hannah Montana), e a enfermeira Barb (Kimberly Hébert Gregory), são tão divertidos quanto no livro, e os atores trazem o carisma dos personagens com louvor. Outra salva de palmas à parte vai para trilha sonora, que é encantadora, e já tem até playlist oficial no Spotify prontinha para a gente ouvir e sofrer junto.

Paris filmes/Divulgação

A Cinco Passos de Você vai chegar com tudo no dia 21 de março e vale à pena a ida ao cinema. Com pouco mais de duas horas de filme, temos risos, suspiros, lágrimas e reflexão.

Além do romance, a história ainda traz um conhecimento sobre a Fibrose Cística, uma doença rara que afeta cerca de 70 mil pessoas em todo mundo, segundo a Associação Brasileira de Assistência a Mucoviscidose (ABRAM). E esse, inclusive, é o objetivo dos autores, a princípio, dedicando o livro e o filme a todos os portadores de FC e envolvidos a, quem sabe um dia, encontrar a cura.

Livros ou suas adaptações? É sempre polêmico, né? Veja outros comparativos aqui

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe seu comentário