BH recebe o 1º Festival da Voz e Poesia Falada, de 19 a 21 de agosto, evento virtual organizado pela Roda BH de Poesia vai reunir artistas de vários lugares do Brasil para colocar em foco a oralidade poética.

Com transmissão gratuita pelo YouTube, o evento vai transportar para o mundo virtual, toda a oralidade da tradicional RodaBH de Poesia, com apresentações, bate-papos, mostra de videopoemas e muito mais. Tudo isso, com tradução simultânea em Libras.  

O festival trará para o centro da discussão uma das principais tradições da poesia no mundo: a oralidade. “A poesia quando surge no mundo, surge sendo dita em espaços coletivos, com a presença de outras pessoas e ligada à música”, destaca a poeta mineira Nívea Sabino. Ela, que já foi jurada do Prêmio Jabuti, divide a curadoria do evento com o poeta sergipano Pedro Bomba. 

Com o tema “Literatura pela Boca”, a abertura acontecerá no dia 19 de agosto (quinta-feira), às 20h. A mesa será conduzida pela artista, professora da UFMG e pesquisadora de performances e ritos, Leda Maria Martins (MG), junto com a filósofa Abigail Campos Leal, uma das organizadoras do Slam Marginália – uma batalha de poesias feita por e para pessoas trans. 

No dia 20 (sexta-feira), o Festival fará o encontro da poeta e atriz Luiza Romão (SP), do ator, poeta e roteirista Uirá dos Reis (CE) e do professor e artista Lucio Agra (BA), na mesa sobre“Voz, Corpo e Poesia Sonora”.  

No dia 21 (sábado), às 12h, o Festival apresenta um encontro de gerações entre a multiartista e chef de cozinha Zora Santos com Filipe Thales, fundador do projeto Viva Lagoinha. Na mesa “Cozinha, Quintal e Oralidade”, os convidados conversarão sobre as histórias e saberes aprendidos no ambiente da casa através de conhecimentos passados de geração para geração.  

Mostra Olho de Boca de Videopoesia  

O 1º Festival da Voz e Poesia Falada de BH tornará pública no dia 4 de agosto, a Chamada Olho de Boca de Videopoesia, que vai selecionar quatro videopoemas que serão exibidos no dia 21 de agosto, às 18h, como parte da programação do Festival.  

 A chamada é aberta a todo o Brasil e as inscrições podem ser feitas através de link disponível na bio do Instagram da @rodabhdepoesia. As pessoas selecionadas receberão uma premiação no valor de R$ 300 reais e participarão de roda de conversa após a exibição.  

O encerramento do Festival ficará por conta da edição especial online da RodaBH de Poesia, que trará ao público a voz e a potência de Karine Bassi, Isabella Alves, Elzelina Dóris, Coral, Fellipe Belluk, Eneída Baraúna, Pedro Bomba e Nívea Sabino.  

Serviço:

1º Festival da Voz e Poesia Falada de BH   

Data: 19 a 21 de agosto de 2021  

Transmissão gratuita pelo canal do YouTube: RodaBH de Poesia  

Fotos: Edgar Xakriabá  

Vídeos: https://youtu.be/mDBiAriYCrQ 

Mais novidades do mundo literário, clique aqui

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe seu comentário