Textos vencedores da Olimpíada de Língua Portuguesa viram livros

Dois textos vencedores da Olimpíada de Língua Portuguesa de 2016, um poema e uma crônica, foram adaptados e ilustrados para o formato digital do programa Leia para uma Criança, programa criado pelo Itaú Unibanco e Itaú Social.

Sovaco de Cobra e A flor que chegou primeiro, já estão disponíveis em Eu leio para uma criança de maneira digital e gratuita. 

Sovaco da Cobra é baseado no poema escrito por Angelo Raphael Albuquerque Ferreira, de Manaus, Amazonas, atualmente com 14 anos. A partir de uma expressão curiosa (sovaco da cobra), ele fala sobre inclusão e valorização do lugar onde se nasceu, além de apresentar um ambiente que muitas crianças brasileiras não conhecem: o igarapé.

O texto original teve orientação da professora Eliane da Silva Chaves, da Escola Estadual Almirante Barroso. Também foi adaptado para o formato digital por Jessé da Silva Dantas e tem ilustrações de Erika Martins Lourenço. Os dois livros digitais foram desenvolvidos pela agência DPZ&T

A flor que chegou primeiro, baseado na crônica da estudante Mayara de Aleluia Pereira, de Vianópolis, Goiás, conta a história de uma criança que, por meio de perguntas, descobre a origem do nome da cidade onde mora – estimulando a criatividade dos pequenos leitores.

O texto original teve orientação da professora Elisete Tavares, da Escola Municipal Antonio de Souza Lobo Sobrinho, e foi adaptada para o formato digital por Jessé da Silva Dantas e ilustrada por Ivy Nunes Lemes.

Leia para uma criança é uma iniciativa do Itaú Unibanco e Itaú Social, que completa 10 anos em 2020, a campanha incentiva a leitura na primeira infância e desde sua criação promove que “quando você lê para uma criança ela pode buscar o futuro que quiser”.

Desde 2010 já distribuiu mais de 57 milhões de livros físicos pelo país. O programa seleciona anualmente livros infantis por meio de edital – as obras passam por uma curadoria de especialistas, famílias e bibliotecas de todo país e as escolhidas são distribuídas gratuitamente.

Para acessar os livros da Coleção Leia para uma criança, clique aqui.

Quer mais novidades do mundo literário, clique aqui

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe seu comentário