Super Match Literário foi um sucesso

Na campanha Super Match Literário mais de 100 livros foram deixados como presente, entre os dias 11 e 12 de junho, em vários pontos de Belo Horizonte e região metropolitana. 

Que o livro é um dos melhores amigos que uma pessoa pode ter isso quase todo mundo já sabe. E, unindo a paixão pela literatura à expectativa de receber presentes no Dia dos Namorados, os sites LiteralMente, UAI! e Culturaliza BH criaram a campanha Super Match Literário.

Nos dias 11 e 12 de junho, mais de 100 livros foram espalhados em praças, pontos e estações de ônibus, locais de grande circulação, em Belo Horizonte, Contagem, Ribeirão das Neves e Confins. 

Os livros foram cuidadosamente empacotados para protegê-los de possíveis danos nas ruas. 

Dentre as obras que estiveram disponíveis de forma gratuita, o público pode encontrar gêneros, como romance, policial, literatura juvenil, autoajuda, entre outros. Best-sellers nacionais e internacionais, como Harlan Coben, José Saramago, Augusto Cury, Nicholas Sparks, Jojo Moyes, Paulo Coelho entre outros.

Segundo a jornalista Elis Souza, fundadora do portal, a ação é uma forma de incentivar a leitura, em que os presenteados serão tanto os casais quanto quem está solteiro. “O objetivo é mostrar que além de uma boa companhia, um livro também pode ser um verdadeiro encontro”, afirma.

Deixar livros espalhados pela cidade surgiu no exterior e chegou ao Brasil em 2013. A iniciativa é uma oportunidade de mudar os hábitos de leitura dos brasileiros, que ainda não está totalmente presente. Uma prova disso são os dados da pesquisa Retratos da Leitura do Instituto Pró-Livro. De acordo com o levantamento, 44% da população não lê e 30% nunca comprou um livro.

“Os livros foram deixados de forma estratégica em praças, pontos de ônibus, bancos, lugares onde as pessoas possam ver e se interessar. A ideia é facilitar a leitura de qualidade para a população”, ressalta Elis.

O Projeto: 

Em sua segunda edição, a iniciativa que busca levar literatura aos belo-horizontinos no Dia dos Namorados recebeu o apoio de vários voluntários em uma sessão de desapego literário.

Todos os livros distribuídos foram doados pelos integrantes do LiteralMente, UAI! e do Culturaliza BH.

Já arte que ilustra a ação “Super Match Literário” foi produzida pelo ilustrador e quadrinista Claudiney Almeida, especialmente para a campanha. Confira aqui o trabalho impressionante deste mineiro. 

Resultado: 

A campanha movimentou as redes sociais. Os seguidores puderam acompanhar em tempo real a distribuição dos livros com a marcação exata de alguns locais. Isso permitiu que os seguidores pudessem ir de encontro aos livros. 

 

Foi o caso da seguidora Larissa Juliana, que primeiro viu a amiga achar um pacotinho esquecido em frente a faculdade que estudam. Acompanhando os stories no Instagram, ela identificou um livro deixado em um local próximo e não pensou duas vezes, foi até o local e resgatou seu livro. 

 

 

Teve muita gente pedindo para esquecer em locais específicos, dando até as coordenadas (rs)

Quem achou ficou bem feliz, e fez questão de contar

 

 

Os seguidores de outras cidades e estados se encantaram com a ação

O Super Match literário valeu a pena pelo prazer do incentivo à leitura e principalmente pelos feedbacks mais que positivos, incentivadores. 

 

Devemos um agradecimento especial a equipe da ZOOM COMUNICAÇÃO que contribuiu para a organização e distribuição dos livros.

A campanha foi um sucesso! E a nova edição já tem dada! Aguarde novidades.

Siga as nossas redes sociais

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe seu comentário