Sempre Um Papo lança #OutonoEmCasa com programação on-line

O Sempre um Papo lança #OutonoEmCasa, de olho no canal do projeto no Youtube, onde estão hospedados mais de 400 gravações com escritores e escritoras brasileiros e portugueses.

O canal que já conta com mais de quatro milhões de visualizações, convida as pessoas para se inscreverem e receber as novidades literárias postadas. Ao longo dessa quarentena, o projeto vai selecionar e indicar programas com os escritores que estão disponíveis no canal.

Um dos destaques é o programa com Adélia Prado, gravado no evento de comemoração de 30 anos do Sempre Um Papo, em 16 de março de 2016. À época, nossa poetisa maior, lançou o livro “Poesia Reunida”. A emoção tomou conta de todas as mais de 1500 pessoas que lotaram o Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, quando Adélia Prado convidou o público para rezar junto com ela a oração do Pai Nosso. “Uma oração pelo país”, ela disse. Momento mais que propício para nos conectar com este belo momento.  No programa, sobre a poesia, Adélia Prado disse: “A poesia tem uma contribuição a dar para o renascimento de valores humanos importantes (…) Valores espirituais que podem ser passados através da leitura de uma poesia (…). Eu posso declamar um salmo e posso rezar uma poesia, perfeitamente, qualquer tipo de poesia. (…) A oração verdadeira, é claro, ela se dirige a algo maior que eu, que exige a minha submissão, a minha acolhida. (…) A própria natureza da poesia tem uma estrutura religiosa, não uma religiosidade confessional, mas uma linguagem do sagrado.”

Outra indicação do canal Sempre Um  Papo #OutonoEmCasa é a s “Felicidade?”, em 4 episódios, com a mestre e doutora em filosofia, Marcia Tiburi. De acordo com a autora “felicidade” é um tema que perturba, incomoda e emociona as pessoas. E que somos a todo momento convocados a essa tal felicidade, a todo momento. Participam dos programas junto com Tiburi: Alexandre Veloso de Abreu e Miriam Goldemberg. Os vídeos trazem à tona este desejo universal, mas que tem uma história bem mais complexa relacionada à filosofia e, ao ramo da filosofia, prática chamada de ética. Questão cultural geral, a felicidade interessou a todos em tempos e espaços diferentes. Literário e poética, o assunto não deixa de ser o foco humano em tempos modernos e virtuais. 

Outro programa sugerimos é o vídeo de 2017, quando o Sempre Um Papo recebeu o teólogo e escritor Leonardo Boff. O programa é aberto com o bonito “Canto da Libertação” , criado especialmente em homenagem ao autor, por Sérgio Guimarães. No programa, Boff fala sobre dois de seus livros: “O Livro dos Elogios. O Significado dos Insignificantes”, que propõe resgatar os valores perdidos no cotidiano, como o cuidado, a gentileza, a amorosidade, a solidariedade e a espiritualidade como dado antropológico. O outro livro tratado no programa é “De Onde Vem?: Uma Nova Visão do Universo, da Terra, da Vida, do Ser Humano e de Deus”, no qual cita que a nova visão mostra que o Sol e a Terra são parte de um imenso processo de evolução. Todos os seres foram lentamente emergindo, até chegar ao espírito humano e à consciência da presença de uma Energia poderosa e amorosa que subjaz a tudo e a cada coisa, que comumente chamamos de Espírito Criador. No vídeo, o autor também fala de esperança, citando Santo Agostinho. “A esperança tem duas belas irmãs: a indignação e a coragem. Indignação para rejeitar aquilo que está nos incomodando. E a coragem para mudar essa situação”.

Assista o programa com Adélia Prado 

Assista a série “Felicidade?” com Marcia Tiburi

Assista o programa com Leonardo Boff 

Acesse e inscreva-se no canal Sempre Um Papo

 

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe seu comentário