O Guia da Garota Boazinha para ser uma Escr*ta | Alexandra Reinwarth

O Guia da Garota Boazinha para ser uma Escr*ta é um livro de autoajuda diferente, com relatos cheios de humor sobre diversas situações da vida

Dizer “não”, sem se importar com o que o outro vai pensar, é uma das habilidades mais difíceis de adquirir ao longo da vida, dizem os mais sábios. Porém, é libertador quando se aprende, pois evita de alguém se encontrar em situações que de fato não gostariam de estar, mas que foram parar lá com medo de magoar outras pessoas. É esse debate, inclusive, que a autora Alemã Alexandra Reinwarth traz para o seu mais novo livro O Guia da Garota Boazinha para ser uma Escr*ta.

Na obra, Reinwarth conta suas próprias experiências de como aprendeu a parar de agradar outras pessoas e começou a se importar com o que ela queria.

Dividido em seis capítulos sobre sua aparência, amigos, família, trabalho, filhos e amor, a autora usa de ironia em vários momentos do livro, principalmente para escolher seu título.

Tudo começou quando a autora disse ‘F*da-se!’ para uma amiga. Percebendo que essa pessoa estava sempre atrapalhando sua vida, ela decidiu dar um fim a essa amizade. Este pequeno ato de rebelião provocou enorme mudança na forma como Alexandra sempre lidou com a culpa social sobre tudo.

Após passar por essa separação, Reinwarth decidiu que não iria mais viver sua vida para agradar outras pessoas. Em vez disso, ela decidiu criar seu próprio conjunto de regras e adotar o poder de dizer “não”.

“Nas semanas seguintes, notei muitas outras situações em que meu comportamento foi guiado pelo que as outras pessoas pensariam de mim e não pelo que eu mesma queria conquistar.” (pág. 10)

Em uma autoanálise, a autora percebeu que se maquiava todas as manhãs, exclusivamente para outras pessoas, ia a eventos que não queria estar só por educação, e ainda se colocava em situações que detestava no trabalho só pra não criar um clima ruim. Quem nunca?

E, através dos seus relatos, Reinwarth encoraja as leitoras a perceberem o que também fazem por obrigação, e o ainda traz páginas para que elas possam listar o que mais incomoda.

“Apenas cheque sua própria lista de atividades de que se sente pressionada a participar e se pergunte como se sente de verdade a respeito delas. É bastante efetivo. Se recusar a participar efetivamente de todas elas, você poupa todo o seu tempo para as coisas que realmente lhe são importantes.” (pág. 79)

Com 176 páginas, O Guia da Garota Boazinha para ser uma Escr*ta é uma publicação da editora Gryphus Geek. A obra já foi traduzida para diversas línguas e já vendeu meio milhão de livros pelo mundo afora. 

No Resenhando você encontra resenhas de todos os gêneros literários.

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe seu comentário