Pseudônimo: quando e por que usar essa técnica em produções literárias

Pseudônimo é um nome fictício usado por um indivíduo como alternativa ao seu nome real. Normalmente é uma alcunha inventada por um escritor, um poeta ou um jornalista que não queira ou não possa assinar as obras com o próprio nome. 

Os motivos para usar um pseudônimo são diversos. Ao longo da história, muitos autores optaram por usar pseudônimos como forma proteção devido a questões políticas. No caso das mulheres, essa escolha acontecia por causa do preconceito de gênero.  

Um ótimo exemplo é o caso de Malala Yousafzai, ativista paquistanesa que por muitos anos escreveu em seu blog sob o pseudônimo de Gul Makai, uma personagem do folclore pachto, devido aos problemas que enfrentava com o Talibã. Essa foi a forma que encontrou na época para garantir sua segurança e a de sua família.   

Ainda que muitas pessoas não se enquadrem nos contextos citados, pode haver o desejo de usar um pseudônimo por outras razões, como não gostar do seu nome de registro ou não querer publicar algo que pessoas conhecidas vão ler e saber que foi você queescreveu.  

 Antes de tomar a decisão de usar pseudônimos em seus escritos, é preciso considerar as motivações, pois nem sempre elas podem resultar em ganhos. Se você tem vergonha de publicar algo com o seu nome, vale se perguntar o que pode ter de tão errado com suas publicações a ponto de você não querer ser associado a elas. Afinal, se você tem vergonha do que escreve, é mesmo uma boa ideia publicar?  

Outro ponto importante a ser destacado é que o pseudônimo não isenta o autor de determinados compromissos legais. Portanto, se os seus escritos atingirem as pessoas mencionadas de alguma forma, elas terão o direito de processar você de uma maneira ou de outra.  

Dito isso, usar pseudônimo pode ser bastante benéfico para pessoas tímidas que sonham escrever, por exemplo. Normalmente, essas pessoas têm muita vontade de colocar suas ideias “no papel”, mas não encontram a coragem necessária. Aqui, a ideia é começar usando pseudônimos e, aos poucos, se sentir mais seguro para usar o próprio nome.  

Outro caso é quando a pessoa, quaisquer que sejam suas razões, precisa zelar pela sua reputação no meio profissional atual, mas não quer abrir mão da paixão pela escrita. Portanto, adotar um pseudônimo é a escolha mais sensata. 

O pseudônimo é uma ótima ferramenta para escritores, basta entender a fundo as principais motivações para querer usá-lo e como adotá-lo com equilíbrio, sem que isso prejudique suas produções literárias e sua evolução como escritor.  

*Por William Costa, fundador da App Universo. Criador da App Universo a nova rede social para amantes de literatura. 

 

Sobre o App Universo 

Criado por William Costa, o App “Universo: Literature Generator” é a nova rede social para amantes de livros. O aplicativo foi desenvolvido para conectar toda a cadeia do mercado literário e está disponível para Android e iOS. A nova social reading traz títulos com insights dos escritores, bem como permite a publicação de textos e seu compartilhamento durante todo o processo de criação por qualquer usuário. Para mais informações, acesse o site ou @vemseuniraouniverso 

 

Mais novidades do mundo literário, continue navegando!

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *