Capa do livro Amazônia - Um Caminho para o Sonho

Marli Carmen Jachnke conscientiza adolescentes sobre a preservação do meio ambiente na obra Amazônia – Um Caminho para o Sonho

Através de uma linguagem lúdica, que conversa com adolescentes, a professora e escritora Marli Carmen Jachnke discute a preservação ambiental da região amazônica no livro Amazônia – Um Caminho para o Sonho. Para a autora, acessar o espaço da juventude com conhecimento e ludicidade é um dos caminhos para envolver eles em discussões preciosas.

A obra mescla uma narrativa de ficção com informações reais, resultado de uma extensa pesquisa documental e de estudo de campo realizada por Marli. Na história, o professor de história Daniel acompanha quatro amigas em uma aventura pela Amazônia.

Através da vivência das personagens na região e pelo conhecimento de Daniel, tio de uma das adolescentes, o público vai aprender sobre Ajuricaba, importante líder dos povos indígenas que liderou uma guerra contra os portugueses. Aspectos sociais como as desigualdades ocasionadas pelo ciclo da borracha e a relação da arquitetura do Teatro Amazonas com a belle époque brasileira.

É com passos pequenos e rápidos que devemos trabalhar em cima desta
difícil missão de ajudar, não apenas a Amazônia, mas o meio ambiente do
mundo todo. A questão não é: o que está perdido está perdido e pronto,
agora só resta cuidar do que sobrou. Não. Não é bem assim. Devemos sim
ter extremo cuidado com o que ainda resta das florestas, dos animais, dos
rios limpos deste planeta. Mas também devemos tentar, de alguma forma,
recuperar o que destruímos. (pg. 79)

Aspectos culturais não poderiam ficar de fora, como hábitos alimentares, crenças e lendas que povoam a Amazônia. Além disso, conhecemos o que levou as jovens a realizar essa viagem. Busca por inspirações artríticas, anseios de liberdade, superação de perdas e traumas. O livro está disponível na Amazon.

Mais novidades do mundo literário, continue navegando!

 

 

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *