Capa do livro O Homem que Sabia Javanês e Outros Contos Selecionados - 101 anos da morte de Lima Barreto

101 anos da morte de Lima Barreto: confira as obras de sucesso do escritor

Estamos no Novembro Negro e convidamos vocês a conhecerem um dos escritores negros mais importantes da nossa história. A divulgação, admiração e leitura por autores negros não pode ser resumida ao mês da Consciência Negra. Este ano, o mês também marca os 101 anos da morte de Lima Barreto.

Barreto nasceu 7 anos antes da Abolição da Escravatura, em 1888. De origem humilde, trabalhou no escriturário do Ministério da Guerra e, ao mesmo tempo, começou a escrever para o jornal Correio da Manhã e algumas revistas da época. A estreia na literatura ocorreu em 1909, com o romance Recordações do Escrivão Isaías Caminha. A obra pré-modernista possui o tom de protesto, denúncia e autobiográfico.

Para quem ainda não conhece Lima Barreto, nossa sugestão são as obras Triste Fim de Policarpo Quaresma  e O Homem que Sabia Javanês e Outros Contos Selecionados. O escritor é conhecido pela sátira ao abordar o o apego da sociedade aos títulos, a burocracia e inoperância das instituições políticas da época, crítica social, linguagem coloquial e simples, para trazer mais acessibilidade a sua escrita.

Conheça a obra de Lima Barreto.

Mais novidades do mundo literário, continue navegando!

Deixe o seu comentário

comentários

Publicado em

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *