Projeto “Letra em Cena. Como ler…” reúne leitores para discutir clássicos da literatura nacional

Há quem garanta que a leitura é um ato solitário. Ok! Pode até ser, mas é cada vez mais comum a união de leitores para discutir e destrinchar uma história. Consequentemente, eles se unem também em torno de um escritor ou gênero específico. Prova disto são os Clubes de Leitura, como o Clube do Livro BH, Clube do Livro do Raja, Leia Mulheres BH, ou apenas amigos do escritório que se uniram para dividir um livro.

Além de discutir literatura, o programa literário do Centro Cultural Minas Tênis Clube, o “Letra em Cena. Como ler…”, apresenta ao público grandes clássicos da literatura nacional de forma não acadêmica. O projeto completa dois anos em 2018 e já levou mais de cinco mil pessoas ao Café do Centro Cultural. Com curadoria do jornalista e escritor José Eduardo Gonçalves, o programa já analisou nomes como Mário de Andrade por José Miguel Wisnick, Guimarães Rosa por Antônio Sérgio Bueno, Machado de Assis por Silviano Santiago, Ana Cristina César por Ítalo Moriconi, João Cabral de Melo Neto por Antônio Carlos Secchin, Clarice Lispector por Nádia Battella Gotlib, entre outros. Vale ressaltar que o escritor Silviano Santiago, por si só, já vale uma análise. Ele, que foi homenageado na edição especial do Suplemento Literário de Minas Gerais em outubro do ano passado.

Neste ano, serão oito encontros com clássicos da literatura brasileira que contemplarão nomes como Hilda Hilst, Jorge Amado, Afonso Ávila, Manoel Bandeira, Rubem Braga, Cecília Meireles e Manoel Bandeira. A primeira sessão do programa literário do Centro Cultural Minas Tênis Clube em 2018 contemplou as letras de Graciliano Ramos (1892- 1953). O escritor alagoano, cuja obra-prima é o romance “Vidas Secas”, foi analisado pelo doutor em literatura e professor da UFMG Wander Melo Miranda e teve a leitura do texto “Baleia”, feita por Odilon Esteves, ator da Cia. Luna Lunera. 

O programa “Letra em Cena. Como ler…” valoriza e incentiva a literatura nacional, alvo de preconceito de grande parte dos leitores brasileiros. Prestigie e participe! O próximo encontro será sobre Hilda Hilst, no dia 10 de abril, às 19h, no Café do Centro Cultural Minas Tênis Clube. O evento é gratuito, e as inscrições podem ser feitas no site da Sympla.

Serviço:

Letra em cena. Como ler Hilda Hilst.
Palestrante: professora Eliane Robert de Moraes

Data: 10 de abril (quinta-feira).
Horário: 19h.
Local: Café do Centro Cultural Minas Tênis Clube (rua da Bahia, 2.244. Lourdes).
Inscrições gratuitasSympla
Classificação: livre.

Quer ficar por dentro dos eventos literários que acontecem em BH? Acesse a nossa Agenda

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *