Turma dos Dedos Falantes vai ensinar a Língua Brasileira de Sinais a crianças e professores

Turma dos Dedos Falantes vai ensinar a Língua Brasileira de Sinais a crianças e professores

O universo literário da Turma dos Dedos Falantes, criado pela pedagoga, especialista em Línguas de Sinais e Educação, Jéssica Gravino, vai tratar nesta terceira obra sobre o vitiligo. Jéssica criou o universo para ensinar a Língua Brasileira de Sinais a crianças e professores.

Nesta terceira obra, a turma ganha uma nova integrante: Beatrix. Ela é uma famosa que some por causa de sua doença, o vitiligo. É nesse contexto que a turminha mais inclusiva do Brasil vai querer descobrir o porquê deste sumiço. A saga desse pessoal também vai debater o bullying e os haters que cada integrante enfrenta.

A mineira de Juiz de Fora, mas que atualmente mora em Belo Horizonte, aproveita para lançar a obra em abril, um período bastante simbólico no país. É que no mês de abril se celebra a literatura infantil e a importância da Língua Brasileira de Sinais. O lançamento ocorrerá no dia 17 de abril, a partir das 19h, na Estácio de Sá de Juiz de Fora.

“Eu uso a literatura para passar a mensagem da inclusão e da beleza nas diferenças que cada indivíduo carrega consigo. Enquanto aprendem Libras”, conta.

Ainda segundo a escritora, a ideia de falar sobre o vitiligo veio pela necessidade que mães de alunos tinham em tratar do assunto com as crianças. Um tema ainda pouco explorado, Jéssica sentiu a necessidade de desmistificar o tabu que ainda permeia sobre o tema.

Assim como nos outros livros, Jéssica manteve os recursos interativos que ajudam a contar as novas aventuras da Turma dos Dedos Falantes. Por meio de QR Code inseridos nas páginas, o leitor mirim pode acessar conteúdos extras para que possa aprender de uma maneira leve e inovadora, se sentindo dentro da história.

O desenho dos personagens é uma criação da ilustradora Paula Vasconcelos e o projeto gráfico assinado pelo designer Vitor Faria.

Veja cronologia das obras: 

Turma dos Dedos Falantes na escola, lançado em 2020, abordou temas como a surdez e baixa visão, com os personagens Bóris e Penélope.

Em 2022 lançou o segundo livro, “Turma dos Dedos Falantes na máquina do tempo”, que propõe reflexões sobre o mundo das pessoas com Síndrome de Down.

Os livros da Turma dos Dedos Falantes foram pensados e planejados para serem lidos em família e nas escolas. O objetivo é potencializar o desenvolvimento da consciência da criança, ativando seus sentidos e exercitando o bilinguismo (Português/Libras).

Serviço

Lançamento LIVRO DEDOS FALANTES

Onde: Estácio de Sá de Juiz de Fora (Auditório Guimarães Rosa)
Horário: 19h
Quando: 17 de abril

Mais novidades do mundo literário, continue navegando!

Deixe o seu comentário

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *