Quatro Eids e um funeral: Faridah Àbíké-Íyímídé e Adiba Jaigirdar trazem representatividade islâmica, negra e LGTQIAPN+ em novo livro
Farida Àbíké-Íyímídé, escritora best-seller do The New York Times, ao lado da também escritora Adiba Jaigirdar apresentam ao público o livro Quatro Eids e um funeral. Voltada ao público jovem, a obra discute temas como islamofobia e racismo estrutural.
Tiwa Olatunji e Said Hossain eram melhores amigos na infância, mas se distanciaram e cada um seguiu o seu caminho. Porém, após o incêndio da Mesquita que frequentavam e a rejeição do prefeito em reconstruir o templo sagrado para os mulçumanos locais, os dois se unem novamente para lutar pela manutenção da fé e cultura islâmica.
Além da missão em prol da comunidade, os dois precisam enfrentar a perda da Sra. Barnes, uma bibliotecária por quem nutriam um grande carinho, e deixou o seu gato para os jovens cuidarem. Assim, apesar das dificuldade da relação, eles ganham mais uma missão juntos.
Utilizando uma escrita bem-humorada, as autoras abordam temas delicados para nossa sociedade, mas que não podem ser ignorados:
[…] Sei que o prefeito William já disse que não vai reconstruir, mas você precisava ver que a comunidade quer isso. O centro islâmico não é um espaço comunitário para os muçulmanos de Nova Crosshaven, é também onde oramos, onde temos aula de árabe, onde fazemos as festas da henna. Sem isso, muitas pessoas vão perder seu emprego e sua rede de apoio.(p. 151)
Aqui no Brasil, o livro foi lançado pela Plataforma 21 e está disponível nas principais livrarias, além das plataformas online Amazon e VR-Commerce.
Mais novidades do mundo literário, continue navegando!